Pular para o conteúdo principal

SOMOS REIS E SACERDOTES

Certamente quem é cristão já ouviu alguma vez a afirmação de que fomos constituídos reis e sacerdotes, no entanto, o que de fato isso significa? E em que condições é estabelecido esse nosso reinado e sacerdócio?
Infelizmente pessoas menos esclarecidas na Palavra, dentro das igrejas e no meio cristão, têm relacionado essas afirmações bíblicas a uma suposta promessa da parte de Deus de prosperidade e sucesso para cada um de nós.
No entanto, esse tipo de interpretação é enganoso e busca reforçar uma teologia que absolutamente não faz parte das Sagradas Escrituras. Tal engano se dá pelo fato de que os textos bíblicos que contêm essas afirmações são retirados do contexto com a finalidade de propagar uma ideia equivocada, mas que estimula o ego e superlota igrejas.

A soberania de Cristo

No livro de Apocalipse, capítulo 1, versículo 6 encontramos: “e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! ” (Ap. 1.6). Nesse texto devemos notar primeiramente que a afirmação faz parte de uma dedicatória que o evangelista João está fazendo àqueles para quem a carta era dedicada: “às sete igrejas que se encontram na Ásia” (Ap. 1.4).
Outro ponto importante é que o evangelista na dedicatória que inicia no versículo 4, deseja graça e paz da parte de “Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.
Ap. 21.1
Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, ” (Ap. 1.5) e no versículo 6 continua escrevendo: “e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! ” (Ap. 1.6).
Percebamos que é Cristo o Soberano dos reis da terra e não nós, e que Ele nos constituiu reino (em algumas versões é usada a palavra reis) e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a quem pertence a glória e o domínio para sempre, e não para o nosso desfrute. A figura central do texto é Jesus Cristo, é nEle que somos reis e sacerdotes.
No versículo 10 do capítulo 5 de Apocalipse também encontramos a afirmação de que fomos constituídos reino e sacerdotes: “e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. ” (Ap. 5.10).
É importante lembrarmos que Apocalipse é um livro profético que anuncia o fim dos tempos e a chegada da Nova Jerusalém (Ap. 21.2) esse reinado se refere aos novos céus e a nova terra (Ap. 21.1) e não ao nosso mundo atual corrompido pelo pecado (1Jo.5.19). Além disso, esse versículo também esclarece que foi para o nosso Deus que fomos constituídos reinos e sacerdotes, e ao lermos todo o capitulo 5 também percebemos que a figura central é Jesus Cristo, o cordeiro, aquele que consegue abrir o livro selado com os 7 selos (Ap. 5.5) e nos constitui para Deus reinos e sacerdotes. (Ap. 5.10).

A santificação

Ambos os textos citados também se referem à promessa que Deus fez ao povo de Israel, por meio de Moisés, quando peregrinavam no deserto após serem libertados do Egito: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. ” (Ex. 19.5-6).
Aqui está ainda mais claro a que se refere a promessa do Senhor: a santificação da nação, daqueles que ouvirem a Sua voz e Guardarem a Sua aliança. Para nós que vivemos nos tempos atuais a voz do Senhor está em Sua Palavra e a Sua aliança é Cristo Jesus, a Nova Aliança (Lc. 22.20).

Portanto, abandonemos a busca desenfreada por bênçãos e vitórias materiais e foquemos a nossa atenção ao autor e consumador das bênçãos...

Portanto, aqueles que ouvirem a voz de Deus, por meio de Sua Palavra e guardarem Cristo, a nova Aliança, em seus corações, estes constituirão o reino de sacerdotes, ou seja, serão santificados pelo nome de Jesus.
Percebamos que no versículo 6 do capítulo 19 de Êxodo fica claro que o reino do qual o Senhor está falando não é composto de riquezas, poder e sucesso, mas de santidade, pois trata-se de um reino de sacerdotes (Ex. 19.6), que será alcançado mediante a obediência a Sua Palavra.
Portanto, abandonemos a busca desenfreada por bênçãos e vitórias materiais e foquemos a nossa atenção ao autor e consumador das bênçãos, o nosso Deus, a quem devemos amar de todo o nosso coração, toda nossa alma e com todas as nossas forças (Dt.6.5), e busquemos primeiro o Seu reino (Mt. 6.33), nos tornando santos porque Ele é santo (Lv. 19.2).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Deus abençoe, pois foi bem esclerecedor a postura que devemos tomar enquanto servos e servas de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, estava buscando maior entendimento sobre esse assunto.
      Louvado e engrandecido seja Deus em Cristo Jesus!

      Excluir
    2. No versículo 10 do capítulo 5 de Apocalipse também encontramos a afirmação de que fomos constituídos reino e sacerdotes: “e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a TERRA. ” (Ap. 5.10).

      Excluir
  2. Muito obrigado pelo esclarecimento da PALAVRA.

    ResponderExcluir
  3. Aleluias. Ha tempos esta questao me incomodava... Agora com esta explicacao, me senti iluminada.
    "me fizeram entender que eramos pequenos reis aqui na terra... nada a ver.
    Agora entendi: somos integrantes do REINO, onde o SENHOR JESUS é o nosso Rei, se tão somente o aceitarmos como: Nosso Unico e Suficiente Senhor e Salvador!!!
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “E PARA O NOSSO DEUS OS CONSTITUÍSTE REINO E SACERDOTES; E REINARÃO SOBRE A TERRA.”
      (Apocalipse  5:10)

      Apocalipse 20:6 (ARA)
      6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e REINARÃO com ele os mil anos.

      Apocalipse 22:5 (ARA)
      5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e REINARÃO pelos séculos dos séculos.

      Excluir
  4. Gloria a nosso Deus vivente, gostei e concordo na íntegra com o testo.

    ResponderExcluir
  5. Está cértissímo o texto.O sacerdócio citado no texto é simbólico, pois o pecado já não estará entre os santos escolhidos de Deus.Sacerdote significa ser santificado,pois o sacerdócio era para a purificação dos pecados e a santificação. Se por definitivo,o pecado já foi expiado do povo de Deus,qual a necessidade de rituais de sacrifícios para santificação e qual a necessidade de sacerdotes?

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, fui esclarecida, pq o texto é complexo, e para quem é principiante então nem se fala. Foi muito bom. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. P Romanos 5:17, nos garante reinaremos em vida, ou seja é agora, somos Reis já, por intermédio de Jesus, temos direito, vida abundante garantida. João 10:10, seria impossível ter vida, abundante e ser pobre e miserável, os que estão nessa condição falta conhecimento bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pastora, lhe falta entendimento sobre o assunto. Em ambos os versículos não se fala dessa vida, e sim da vida eterna, na Nova Jerusalém.

      Excluir
  8. As palavras ' Reis e sacerdotes' dão a ideia de função, por quê?

    ResponderExcluir
  9. sou leitor de diversas bíblia e concordo plenamente com o texto

    ResponderExcluir
  10. Então hoje se eu fizer um concerto com Deus e batizar. Eu não sou sacerdote espiritual. Constituído por Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe