Pular para o conteúdo principal

A OBRA DO SENHOR SERÁ REALIZADA

Encontramos no livro de Ester, nas Escrituras Sagradas, o relato da conspiração de Hamã para exterminar todo o povo Judeu por causa de Mordecai que não obedecera ao decreto do rei Assuero para se inclinar diante de Hamã.
Et. 4.14
Mordecai era Primo de Ester, mas a criara como filha, pois esta não tinha pai nem mãe. (Et. 2.7). Aprouve a Deus que Ester fosse escolhida pelo rei Assuero para ser sua rainha e assim aconteceu.
Ao saber dos planos de Hamã para exterminar todo o povo judeu do reino, Mordecai foi ao encontro de Ester e por meio de um eunuco do rei solicitou que ela interviesse diante dele para que o decreto de extermínio de seu povo fosse revogado. (Et.4.7-9).
Nesse momento, Ester temeu por sua vida pois todos sabiam que “para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para avistar-se com o rei, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu, nestes trinta dias, não fui chamada para entrar ao rei. ” (Et. 4.11)
Ao saber do temor de Ester por sua vida, Mordecai mandou dize-la: “Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? ” (Et. 4.13-14).
Na resposta de Mordecai encontramos ao menos uma grande verdade: a Obra do Senhor será feita, mesmo que você opte por não colaborar com ela.
Deus suscitará outros trabalhadores para Sua Seara, caso você rejeite cumprir aquilo que Deus te reservou para fazer. Lembremos que a Palavra do Senhor nunca volta vazia. (Is. 55.11).
O temor de Ester pela própria vida era justo, o perigo de ser executada por entrar ao rei sem permissão era real, mas o que é um rei e seus decretos diante de Deus? Ester, como judia que era, bem sabia das promessas do Senhor ao povo judeu, sabia que Deus não permitiria o extermínio de seu povo, mas teve medo.
Mordecai lembrou a Ester que o fato de ela estar na casa do rei não a livraria da conspiração de Hamã, mas que se não fosse por meio dela que viria o socorro do Senhor ao povo judeu seria por outra pessoa e então ela teria perdido a oportunidade de participar da obra de Deus; e que grande mal é para um servo do Senhor deixar de fazer a Sua Obra.
Mordecai lembra ainda, a sua prima que, talvez, precisamente para participar dessa obra de livramento é que Deus a colocara naquele posto de rainha. O restante do relato do livro de Ester demonstra que a suposição de Mordecai estava correta e, após a clara intervenção do Senhor que fez o rei saber que Mordecai já havia salvo a sua vida, o povo judeu foi livrado do extermínio planejado por Hamã.
Qual obra o Senhor nos comissionou a fazer e que estamos negligenciando, por medo, por falta de disposição, por comodidade? Deus não deixará de ser Deus porque decidimos ignorá-lo, Ele fará o que determinou. E quando a Obra estiver feita o que restará para nós?
O fato de que o Senhor sempre irá providenciar meios para que Sua vontade seja cumprida, não nos dá o direito a delegar a outro o que cabe a nós. Se desejamos manter uma aliança com Deus devemos cumprir aquilo que nos cabe nessa aliança.
Você está mesmo fazendo aquilo que o Senhor te orientou a fazer? Jesus nos alertou que a árvore que não dá frutos será lançada ao fogo (Mt. 7.19). Estar dispostos ou não a fazer aquilo que Deus nos determinou implica em findarmos a nossa a existência no fogo, tal qual árvore infrutífera, ou tomarmos da água viva do Senhor que nos saciará de toda sede. (Jo. 4.14).
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, nos comissionou o Senhor (Mc. 16.15). Estamos assumindo e cumprindo essa determinação?  E se o fazemos, estamos de fato fazendo com inteireza de coração? (1Rs. 9.4-5) ou apenas horamos o Senhor com lábios mas mantemos longe dEle o nosso coração? (Mt. 15.8)
A obra do Senhor será feita, com ou sem a nossa participação, mas como será triste para nós se optarmos por não participar!

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe