Pular para o conteúdo principal

COMO COMBATER O INIMIGO? (A LUTA DO SENHOR)

Algumas pessoas ainda imaginam que a salvação é dependente de nosso esforço pessoal e entendem que existe uma batalha violenta entre Deus e o nosso inimigo para que as bênçãos divinas cheguem até nós.
Precisamos lembrar que o inimigo só tem poder para lutar conosco e ainda assim apenas se Deus o permitir e se nós mesmos dermos liberdade para que ele venha a influenciar significativamente a nossa vida.
Quando a Palavra de Deus nos esclarece que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, (Ef. 6.12) isso não quer dizer que essa luta deva ser travada por meio da violência, da força e do poder do nosso braço, mesmo porque bem sabemos que nada conseguimos por meio da nossa força (1Sm.2.9).
1Sm.17.45
A luta contra o inimigo deve ser por meio da Palavra e do Poder de Deus que é essencialmente manso (Mt. 11.29).
Quando Davi foi lutar contra o gigante soldado filisteu Golias que repetidamente provocara e insultara a Deus e ao Seu povo ele disse: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. ” (1Sm.17.45).
O inimigo do povo de Deus estava diante dele com espada e lança e exibia todo seu poder físico do alto de seus seis côvados e um palmo de altura (1Sm. 17.4). Para Davi bastava apenas o nome do Senhor.
Aqui a Palavra de Deus nos revela uma grande verdade: Se quisermos derrotar o inimigo utilizando suas armas seremos vergonhosamente derrotados. Davi havia provado a armadura de Saul, mas não conseguiu andar com ela (1Sm. 17.38-39), se tivesse insistido em lutar com ela e com a espada do rei, diante do guerreiro gigante dos filisteus não teria sucesso, porque essa luta é do inimigo, esse campo de batalha o inimigo conhecia bem. Não temos que jogar o jogo do nosso adversário para vencê-lo. Basta-nos o poder do nome do Senhor.
Antes de derrubar o gigante Golias, o futuro Rei Davi ainda afirmou: “Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. ” (1Sm. 17.47).
E aqui o relato bíblico nos revela outra verdade: a salvação não vem por meio da nossa luta, mas o Senhor nos dá gratuitamente (Ef. 2.8), por meio de seu filho unigênito que Ele nos entregou por amor a nós (Jo. 3.16).
Ao lermos esse versículo na língua original, o hebraico, veremos que ele diz que o Senhor (יהוה) –(Jeová)salva (יהושיע)- (yehoshiya). Essa palavra em Hebraico vem da palavra ישועה (Ieshua) que significa salvação, que veio a ser o nome de Jesus Cristo – ישוע המשיח(Ieshua hamashia) – Jesus o Messias, que mais tarde foi traduzida para o grego como Ιησούς Χριστός (Iessus Christós) – Jesus o ungido.
A salvação, por meio de Jesus Cristo, não vem com lutas nem por meio de armas de violência, essas armas são do inimigo, se as tomarmos estaremos lutando em um campo de batalha que é dele, não nosso.
Quando o anjo estava contendendo com o inimigo pelo corpo de Moisés, notemos que ele não se prontificou a condenar nem proferir impropérios contra seu adversário, apenas disse: “que o Senhor te repreenda” (Jd. 1.9).
Acharmos que a nossa vitória ou a nossa salvação virá por meio de exaustivas lutas com o inimigo ou com martirizações de nossa carne é ingenuidade. A guerra, a dor e o sofrimento são armas do inimigo. De Deus, precisamos de Sua Palavra, pois foi com ela que tudo foi feito (Jo. 1.1-3).
Se permanecemos na Palavra do Senhor, nossa luz vai surgindo como aurora (Pv. 4.18) até que nos tornemos verdadeiramente novas criaturas em Cristo Jesus (2Co. 5.17), com renúncia do mundo e com boas obras, mas sem fadigas, dor e sofrimentos, porque quem está com Cristo corre e não se cansa, mas sobe aos céus como as águias (Is. 40.31).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe