Pular para o conteúdo principal

VOCÊ SABIA QUE A BÍBLIA NÃO NOS MANDA OBEDECER A DEUS?

Costumamos ouvir diversas vezes, em nossa vida cristã, a afirmação de que devemos obedecer a Deus, que Seus mandamentos foram escritos para que nós os obedecêssemos e, de fato, essa afirmação não está inteiramente incorreta pois são os mandamentos do Senhor e Sua divina Palavra que deve nos servir de orientação em nosso caminhar na vida terrena.
Mas o que você me diria se eu lhe afirmasse que nenhum texto bíblico nos diz que devemos obedecer a Deus? Talvez você imaginasse que eu enlouqueci, que estou negando a autoridade da Bíblia ou até mesmo de Deus, talvez até me acusasse de heresia.
No entanto, é fato que, não obstante a grande quantidade de mandamentos existente nas Sagradas Escrituras (somente no pentateuco existem mais de 600), quando observamos o texto bíblico, do Antigo Testamento, por exemplo, onde encontramos a maioria dos mandamentos de Deus contidos na Bíblia exposto de maneira explícita, em sua língua original, o hebraico, percebemos que em momento algum é utilizada a palavra obedecer.

O Texto Hebraico

Dt. 4.6
Quando Deus entrega um mandamento ao povo hebreu o texto bíblico em hebraico utiliza a palavra שמע (shema) que, embora possa também ser traduzida por anuir ou obedecer, significa ouvir, entender, internalizar.
Percebamos que Deus quer sim que sigamos as Suas instruções, mas não de forma autômata, mecanicamente, antes Ele quer que sigamos Suas Palavras porque as compreendemos e as internalizamos. O Senhor não deseja a nossa obediência cega, mas espera uma resposta advinda da nossa compreensão de Suas palavras.

Lembremos que Cristo nos disse que já não somos mais servos do Senhor mas seus amigos (Jo. 15.15) e em uma relação de amigos não pode haver imposição e obediência cega.

Quando os Israelitas estavam próximos da Terra Prometida, Moisés exorta ao povo quanto aos mandamentos do Senhor e afirma que: “isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente “ (Dt. 4.6). A compreensão dos mandamentos do Senhor deveria ser sinal da sabedoria do povo de Deus perante os outros povos. 
Da mesma forma não encontramos nos ensinamentos de Jesus, quando analisamos os textos na língua grega que serviu de base para as traduções que temos hoje do Novo Testamento, o uso da palavra obedecer (υπακούω em grego) para se referir ao comportamento que devemos ter diante dos mandamentos do Senhor.
Lembremos que Cristo nos disse que já não somos mais servos do Senhor mas seus amigos (Jo. 15.15) e em uma relação de amigos não pode haver imposição e obediência cega.

O que Deus espera de nós?

Deus não quer ter conosco uma relação impositiva onde Ele manda e nós mecanicamente obedecemos, se essa fosse a Sua vontade não haveria necessidade de ter Ele nos facultado a liberdade de escolha.
O Senhor quer ter com Seus filhos uma relação compreensiva onde Ele nos orienta e nós, compreendendo o Seu amor e sabendo que Seus pensamentos são muitos mais elevados que os nossos (Is. 55.9), internalizamos a Sua orientação e fornecemos como resposta a nossa atitude em sintonia com a Sua vontade.
Não imaginemos que nossa conversa com o Pai se limita aos momentos de oração, na verdade estamos em constante diálogo com o Senhor. E convém atentar que nossa conversa permanente com Deus é um diálogo, não um monólogo. O Criador nos fala, escutamos a Sua mensagem, refletimos sobre ela, a compreendemos, internalizamos e respondemos com nossas palavras, pensamentos e ações.
Quando ouvimos e compreendemos os mandamentos do Senhor nos tornamos capazes de internalizar os seus valores e aplica-los em situações diversas daquelas apresentadas nas Escrituras Sagradas.

O Que é a Bíblia?

A Palavra de Deus não é um manual com respostas e exemplos para todas as situações da vida cotidiana, mas um guia que nos mostra o caminho que é Jesus. Importa que apreendamos a essência do ensinamento bíblico, o seu espírito que vivifica, e não fiquemos tão somente apegados a letra da lei (2Co. 3.6), se assim fizermos, todas as nossas dúvidas serão esclarecidas pelo Espirito de Deus que nos ensinará todas as coisas (Jo. 14.26).
É essencial seguirmos os ensinamentos do Senhor, mas não mecanicamente, sem reflexão, sem internalizar os valores contidos neles, a esse respeito Paulo desaprova o comportamento do povo de Israel: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. ” (Rm. 10.2).
Ouve Israel (Dt. 6.4) é o que nos diz o Senhor, não apenas obedeçam cegamente, mas internalizem, apreendam os Meus ensinamentos. Ao recepcionarmos os mandamentos de Deus dessa forma estaremos praticando o que Paulo nos aconselha quando diz: “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12.2).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe