Pular para o conteúdo principal

POR QUE JÓ NÃO FOI ARREBATADO - PARTE 2


Na Primeira Parte deste Estudo, que surgiu em virtude do questionamento levantado pelo irmão leitor Vagner Ricardo Guilherme no Bate-Papo Cristão de nosso blog, falamos que a Bíblia não coloca de forma explícita os motivos de Jó não ter sido arrebatado como aconteceu com Enoque e Elias e transcrevemos os relatos onde as Escrituras descrevem o arrebatamento de Enoque e o de Elias bem como o falecimento de Jó.
Neste post buscaremos entender melhor algumas características desses personagens para que possamos ter pistas sobre possíveis respostas ao questionamento do nosso irmão leitor.
A primeira dessemelhança existente entre, de um lado, Enoque e Elias e de outro Jó, é o fato de que os dois primeiros eram profetas e Jó apenas um homem temente a Deus.

Os Profetas de Deus

Jd. 14-15
No caso de Enoque não encontramos a informação de que ele era profeta no texto de Gênesis, porém a encontramos na epístola de Judas quando escreve: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele. ” (Jd. 14-15).
Quanto a Elias, o Primeiro e o Segundo Livros dos Reis estão repletos de relatos das maravilhas que Deus operou por meio dele, de suas profecias e de afirmações de ser ele Profeta de Deus como no seguinte texto: “No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. ” (1Rs. 18.36).

Quem era Jó

Percebamos que a descrição bíblica de Jó é de que ele era um “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. ” (Jó 1.1). Porém, ele não era profeta de Deus como Enoque e Elias. Essa já é uma diferença significativa que pode estar relacionada com o fato de Jó não ter sido arrebatado.
No entanto existe ao menos mais uma diferença que encontramos quando comparamos os profetas Enoque e Elias ao íntegro Jó e ela reside no relacionamento que os três mantinham com Deus. É justamente essa a peculiaridade de Jó que não está presente nas vidas de Enoque e Elias.
Para compreendermos como essa peculiaridade de Jó pode também ter relação com o fato de ele não ter sido arrebatado, continuaremos nosso estudo na próxima postagem do blog Preceitos de Fé, então até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe