Pular para o conteúdo principal

POR QUE JÓ NÃO FOI ARREBATADO?


Escrevo esse post para responder um questionamento muito interessante que o irmão Vagner Ricardo Guilherme fez no Bate-papo Cristão de nosso blog. O irmão perguntou: “Por que Jó não foi arrebatado igual a Enoque e Elias se ele era um homem tão bom? ". Pois bem, por se tratar de um assunto ao qual a Bíblia não se refere diretamente, proponho um estudo em quatro partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé onde, com a permissão do Senhor e fundamentado em Sua Palavra, passarei a abordar alguns pontos importantes a respeito do tema.

O que diz a Bíblia?

Gn. 5.24
Para iniciarmos é necessário esclarecermos que a Bíblia não tece qualquer comentário explícito a respeito dos motivos de Jó não ter sido arrebatado, tampouco faz qualquer comparação entre os três personagens citados na pergunta do irmão. Porém é possível encontrarmos no texto bíblico algumas características comuns entre Enoque e Elias que não encontramos nos relatos a respeito de Jó. Da mesma forma encontramos em Jó ao menos uma peculiaridade que não está presente nas vidas de Enoque e Elias. Dessa forma, podemos encontrar nessas diferenças entre os personagens citados algumas possíveis explicações do motivo de terem Enoque e Elias sido arrebatados ao contrário de Jó que faleceu naturalmente.
Primeiramente vamos encontrar na Palavra de Deus os relatos que se referem ao arrebatamento de Enoque e Elias, bem como a respeito da morte de Jó.

Os relatos bíblicos

No capítulo 5 de Gênesis encontramos o seguinte relato: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn. 5.24).
Já no capítulo 2 do Segundo Livro dos Reis encontramos a descrição do arrebatamento de Elias da seguinte forma: “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. ” (2Rs. 2.9-12).
Porém, a respeito de Jó encontramos nas Escrituras o seguinte relato: “Então, morreu Jó, velho e farto de dias” (Jó 42.17).
De fato, os relatos bíblicos citados comprovam que Enoque e Elias foram arrebatados aos céus por Deus, no entanto no que diz respeito a Jó há a informação clara de que ele faleceu “farto de dias”.
Porém, se Jó foi alguém tão exemplar em sua fé e integridade ao ponto de o próprio Deus afirmar que “ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. ” (Jó. 1.8), por que não foi ele também arrebatado?
Passaremos a analisar esse questionamento e tentar encontrar respostas na Segunda Parte de nosso estudo intitulado “Por que Jó não foi arrebatado? ”. Então, até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Enoque andou com Deus e segundo o seu livro recebeu muitas revelações da parte de Deus e era um profeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe