Pular para o conteúdo principal

A MISERICÓRDIA DE DEUS


Todos sabemos que o salário do pecado é a morte (Rm. 6.23) e não apenas a morte física a qual todos estamos sujeitos nesse mundo, mas também a morte espiritual eterna e o consequente distanciamento do Senhor.
Porém sabemos também que todos pecamos e carecemos da glória de Deus (Rm. 3.23) e que, conforme nos revela o livro de Eclesiastes, não há nenhuma pessoa que não peque (Ec. 7.20). O que dizemos então? Que toda humanidade está fadada à perdição eterna? Evidentemente não. Como conciliar a justiça retributiva de Deus que estabeleceu que a consequência do pecado seja a morte eterna com a Sua infinita bondade e amor por nós?

A misericórdia de Deus

Sl. 103.13
Nesse ponto devemos nos lembrar que a misericórdia de Deus dura para sempre (Sl. 106.1) e que ela triunfa sobre o juízo (Tg. 2.13).
No Salmo 103, Davi, inspirado por Deus, nos fornece um esclarecimento importante a respeito da misericórdia do Senhor para conosco. No verso 10 o salmista afirma que o Senhor “Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. ” (Sl. 103.10).
De fato, se Deus nos tratasse conforme merecemos estaríamos todos destruídos e condenados à perdição, pois aquele que diz que não tem pecado falta com a verdade (1Jo. 1.8). Não somos merecedores do perdão de Deus e de Suas bênçãos por nossos próprios méritos, mas, se os recebemos, é unicamente pela infinita misericórdia do Senhor.

É preciso temer ao Senhor para que Sua misericórdia seja efetiva em nossas vidas, é preciso buscar os Seus caminhos e não viver deliberadamente em pecado

O Senhor tem misericórdia de nós porque Ele, nos esclarece Davi, “conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl. 103.14). O senhor conhece as nossas fraquezas e que estamos sujeitos à queda.

O temor ao Senhor

Essa declaração bíblica então nos exime de culpa se sucumbirmos a todas as tentações e nos autoriza a pecar livremente? Evidentemente não. Devemos lembrar que não recai sobre nós tentação que não seja humana (1Co. 10.13) e de que não fomos libertos para abundarmos em pecado (Rm. 6.15).
O Rei Davi nos revela no mesmo Salmo 103 que “assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. ” (Sl. 103.11) e que “o SENHOR se compadece dos que o temem. ” (Sl. 103.13).
É preciso temer ao Senhor para que Sua misericórdia seja efetiva em nossas vidas, é preciso buscar os Seus caminhos e não viver deliberadamente em pecado, pois aquele que é verdadeiramente nova criatura (2Co. 5.17), nascido de Deus, não vive na prática do pecado (1Jo. 3.9). Porém, se algum de Seus filhos cair em tentação e pecar mas se arrepender e confessar seu pecado diante do Pai, Ele “é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ” (1Jo. 1.9).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe