Pular para o conteúdo principal

POR QUE JÓ NÃO FOI ARREBATADO - PARTE 4


Na Primeira Parte deste Estudo, que surgiu em virtude do questionamento levantado pelo irmão leitor Vagner Ricardo Guilherme no Bate-Papo Cristão de nosso blog, falamos que a Bíblia não coloca de forma explícita os motivos de Jó não ter sido arrebatado como aconteceu com Enoque e Elias e transcrevemos os relatos onde as Escrituras descrevem o arrebatamento de Enoque e o de Elias bem como o falecimento de Jó.
Na Segunda Parte do nosso estudo buscamos entender melhor algumas características desses personagens e assim tivemos algumas pistas sobre possíveis respostas ao questionamento do nosso irmão leitor.
Na Terceira Parte do nosso estudo abordamos uma peculiaridade de Jó que não encontramos nas vidas de Enoque e Elias e assim tivemos mais pistas sobre possíveis respostas ao questionamento do nosso irmão leitor.
Neste post concluiremos nosso estudo fazendo observações importantes a respeito do questionamento do nosso irmão leitor e de outros que certamente existem a respeito desse tema.

A insuficiência das obras

Dt. 29.29
Um ponto importante que quero ressaltar aqui é que o fato de Jó ser íntegro e temente a Deus não obriga ao Senhor a agir dessa ou daquela maneira com ele. Lembremos, por exemplo, que a salvação não ocorre pelas obras, mas sim por meio do dom de Deus (Ef. 2.8-9) e que não existe ninguém que deu algo a Deus e que por isso Ele precisa restituir (Jó 41.11), assim como não há homem sem pecado (Ec. 7.20), pois bom só existe o Pai (Mc. 10.18).
Portanto o fato de Jó ser descrito nas Escrituras como um homem íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal não é motivo determinante para Deus o arrebatar. É evidente que todas essas características devem estar presentes naquele que deseja agradar ao Senhor, porém não podem ser consideradas como uma espécie de passaporte para o arrebatamento antes da morte física.
Por fim quero esclarecer que, uma vez que a Bíblia, como falei anteriormente, não descreve de forma clara os motivos de Enoque e Elias terem sido arrebatados nem o porquê de Jó não ter sido alçado aos céus antes da morte, é impossível afirmar com precisão tais motivos, porém as características e as diferenças entre os três personagens bíblicos citadas nesse estudo podem nos dar algumas dicas a esse respeito.

As coisas ocultas

É evidente também que muitas dúvidas ainda permanecem sobre esse tema, uma delas, por exemplo, poderia ser o porquê de outros profetas como Isaías, Jeremias, Ezequiel e tantos outros também não terem sido arrebatados. Quanto a essas e outras perguntas para as quais a Bíblia não dos dá uma resposta direta me contento com a recomendação de Deus quando nos diz: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. ” (Dt. 29.29).
Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe