Pular para o conteúdo principal

POR QUE JÓ NÃO FOI ARREBATADO? – PARTE 3


Na Primeira Parte deste Estudo, que surgiu em virtude do questionamento levantado pelo irmão leitor Vagner Ricardo Guilherme no Bate-Papo Cristão de nosso blog, falamos que a Bíblia não coloca de forma explícita os motivos de Jó não ter sido arrebatado como aconteceu com Enoque e Elias e transcrevemos os relatos onde as Escrituras descrevem o arrebatamento de Enoque e o de Elias bem como o falecimento de Jó.
Na Segunda Parte do nosso estudo buscamos entender melhor algumas características desses personagens para que possamos ter pistas sobre possíveis respostas ao questionamento do nosso irmão leitor.
Neste post abordaremos uma peculiaridade de Jó que não encontramos nas vidas de Enoque e Elias para que possamos ter mais pistas sobre possíveis respostas ao questionamento do nosso irmão leitor.

Relacionamento com Deus

Jó 42.5
Quando lemos o texto do capítulo 5 do livro de Gênesis percebemos que “Andou Enoque com Deus” (Gn. 5.22). O texto indica dessa forma uma relação íntima de Enoque com o Senhor, essa afirmação é, inclusive, repetida no versículo 24.
No que diz respeito ao profeta Elias, é ainda mais clara a sua relação íntima com o Senhor tendo em vista todas as profecias e maravilhas que foram feitas por seu intermédio, que deixam claro que ele andava “perante a face de Deus” (1Rs. 18.15).
Porém, como já citei aqui no blog em um texto anterior, intitulado “Jó, um encontro com Deus”, onde abordo os motivos de Deus ter permitido tamanho sofrimento de Jó, sua relação com o Senhor não tinha tanta proximidade como a que existia entre os dois profetas e Deus, pois ele mesmo, já ao término do seu martírio afirma que “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5).

Experiência com Deus

Percebamos que Enoque e Elias conheciam intimamente ao Senhor e realizavam Sua Obra profetizando em Seu nome e dessa forma viveram boa parte de suas vidas. Jó, apesar de ser um homem íntegro e temente a Deus, até o momento em que o Senhor se revela a ele e restitui a sua vida próspera não havia ainda tido uma experiência com Deus, pois O conhecia apenas por meio de relatos alheios. 
Essa peculiaridade de Jó pode também estar relacionada com o fato de não ter sido ele arrebatado aos céus.
Na última parte de nosso estudo abordaremos outro ponto importante que devemos considerar a respeito do motivo de Jó não ter sido arrebatado, então até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe