Pular para o conteúdo principal

A ORIENTAÇÃO DE DEUS


O Rei Davi no Salmo 139 clama ao Senhor por orientação em seu proceder mesmo sendo ele um homem segundo o coração de Deus (At. 13.22). O salmista escreve: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl. 139.23-24).
Sl. 139.23-24
Nesse texto Davi está clamando ao Senhor para que Ele o sonde no mais íntimo, que Deus analise suas motivações, seus sentimentos e até seus pensamentos para verificar se há nele algo de mau, alguma iniquidade acalentada e, com isso, corrija o seu proceder guiando-o pelo caminho da retidão, pelo caminho eterno.
Veja que o Rei não está pedindo a Deus que avalie apenas suas obras como soberano do povo de Israel, mas toda a sua vida, no campo público, mas também na sua intimidade. Davi pede uma análise completa, por parte de Deus, de sua vida e clama para que lhe oriente os passos.

Nossa fraca percepção

O salmista faz esse clamor ao Senhor para que Ele analise a sua vida em busca de qualquer procedimento errado porque reconhece a nossa fraca capacidade de percebermos ou mesmo de admitirmos que estamos em erro. Muitas vezes, quando por algum motivo percebemos ou somos alertados de que cometemos um ato mau, surge em nossa mente uma profusão de justificativas para a nossa falha e por fim acabamos nos convencendo de que aquela falta, talvez, não tenha sido tão grave assim.
Essa incapacidade, Davi a declara em outro salmo quando diz “Quem há que possa discernir as próprias faltas? ” (Sl. 19.12) e a respeito daquelas que de fato não consegue perceber, clama a Deus: “Absolve-me das que me são ocultas. ” (Sl. 19.12).

Muitas vezes, quando por algum motivo percebemos ou somos alertados de que cometemos um ato mau, surge em nossa mente uma profusão de justificativas para a nossa falha

O Rei pede então que Deus, não apenas aponte suas falhas, seus pecados, mas também que corrija o seu proceder guiando-o pelo caminho eterno que é a vontade suprema do Senhor.

Deus quer nos ajudar

De fato, o Senhor pode e quer nos guiar pelo caminho eterno, pelo caminho da salvação, como nos revela o próprio Davi, inspirado por Deus, quando escreve: “Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher. ” (Sl. 25.12).
Deus quer nos guiar em tudo, orientar cada passo nosso, porque é Ele que sabe os planos que tem para nós para alcançarmos o fim que desejamos. (Jr. 29.11).
Porém, para que possamos usufruir dessa orientação divina é preciso que creiamos nEle, que conheçamos a Sua Palavra e que busquemos viver conforme a Sua vontade. Fazendo isso, certamente Ele agirá em nossa vida e, agindo Ele, quem poderá impedir? (Is. 43.13).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. MUITO BOA PASSAGEM, ME DÁ MAIS ENTENDIMENTO.

    ResponderExcluir
  2. Somos falhos, parcos de entendimento. Só Ele, com Sua infinita visão e sabedoria para nos sondar, orientar nossos passos, endireitar nosso caminho.
    Amém. Toda honra e glória ao Senhor Nosso Deus.

    ResponderExcluir
  3. Somos falhos, parcos de entendimento. Só Ele, com Sua infinita visão e sabedoria para nos sondar, orientar nossos passos, endireitar nosso caminho.
    Amém. Toda honra e glória ao Senhor Nosso Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe