Pular para o conteúdo principal

O JUSTO MORRE POR UM ÚNICO PECADO - PARTE 2


Na Primeira Parte deste estudo afirmamos que quando lemos o texto de Ezequiel, capítulo 33, versículos 12 a 19 duas questões imediatamente nos saltam aos olhos: 1ª - Por que um único pecado cometido por aquele que é justo é suficiente para fazer com que Deus “esqueça” toda a justiça praticada por ele e o “condene” à morte? 2ª – Por que bastará ao perverso se converter e praticar juízo e justiça para que toda uma vida de pecados e iniquidades seja desconsiderada por Deus e ao perverso seja oferecida a vida?
Neste post buscaremos responder a esses questionamentos, iniciando pela segunda pergunta uma vez que seu entendimento é de mais fácil compreensão para aqueles que já possuem alguma familiaridade com o texto bíblico.

O arrependimento

A chave para responder a segunda pergunta está na expressão “se converter do seu pecado”, que em hebraico está escrito שׂב מחטאתו (shâbh mêchathâ'tho) que literalmente significa voltar atrás de seu pecado, no sentido de se arrepender dele.
Veja, o texto não afirma que basta o perverso praticar um ato de bondade, ou uma ação correta para ser perdoado por Deus e ganhar a vida, mas é necessário que ele se arrependa de seu pecado em uma verdadeira conversão e passe a praticar a justiça. O texto é claro quando diz: “e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniquidade, certamente, viverá; não morrerá” (Ez. 33. 14-15).
Os conceitos de que basta ao pecador se arrepender sinceramente de seus pecados para ser perdoado por Deus e de que, uma vez perdoados, seus pecados são apagados são expostos de forma abundante no texto das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quando no Novo Testamento.

Outros textos bíblicos

Jo. 15.5
Nesse mesmo capítulo do livro do profeta Ezequiel, encontramos no versículo 11 a seguinte afirmação: “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? ” (Ez. 33.11).
Jesus pregava dizendo: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. ” (Mt. 4.17). No dia de Pentecostes Pedro responde à multidão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados” (At. 2.38), e, discursando no templo, exorta: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, ” (At. 3.19).

Portanto, o perverso que terá seus pecados “esquecidos” por Deus será qualquer um de nós que se arrepender sinceramente das suas iniquidades e buscar em Deus forças para passar a viver em justiça

Porém, não somos capazes de sozinhos praticarmos a verdadeira justiça e juízo, precisamos de Cristo Jesus para nos fortalecer e nos fazer atingir o verdadeiro arrependimento, pois bem sabemos que sem Ele nada podemos fazer (Jo. 15.5).
Portanto, o perverso que terá seus pecados “esquecidos” por Deus será qualquer um de nós que se arrepender sinceramente das suas iniquidades e buscar em Deus forças para passar a viver em justiça.
Respondemos assim a segunda questão levantada no início do nosso estudo. A resposta ao primeiro questionamento, porém, parece mais complexa, pois como pode Deus se esquecer de uma vida inteira de retidão em virtude da prática de um único pecado? Abordaremos essa questão na próxima postagem do blog Preceitos de Fé, onde continuaremos nosso estudo, então até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe