Pular para o conteúdo principal

O JUSTO MORRE POR UM ÚNICO PECADO


Alguns textos bíblicos, sobretudo no Antigo Testamento, parecem atribuir a Deus uma severidade excessiva no julgamento do comportamento dos seres humanos. Ao se referir à infinita justiça divina, certos textos das Escrituras podem parecer aos leitores menos atentos descrever um Deus sem misericórdia e até certo ponto injusto.

O texto de Ezequiel

Ez. 33.14-16
Um desses textos encontramos no livro de Ezequiel no capítulo 33, versículos 12 a 19, onde está escrito: “Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; quanto à perversidade do perverso, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua perversidade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que, certamente, viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniquidade, não me virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá. Quando eu também disser ao perverso: Certamente, morrerás; se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniquidade, certamente, viverá; não morrerá. De todos os seus pecados que cometeu não se fará memória contra ele; juízo e justiça fez; certamente, viverá. Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto. Desviando-se o justo da sua justiça e praticando iniquidade, morrerá nela. E, convertendo-se o perverso da sua perversidade e fazendo juízo e justiça, por isto mesmo viverá. ” (Ez.33.12-19).

As questões levantadas

Ao lermos esse texto, duas questões imediatamente nos saltam aos olhos: 1ª - Por que um único pecado cometido por aquele que é justo é suficiente para fazer com que Deus “esqueça” toda a justiça praticada por ele e o “condene” à morte? 2ª – Por que bastará ao perverso se converter e praticar juízo e justiça para que toda uma vida de pecados e iniquidades seja desconsiderada por Deus e ao perverso seja oferecida a vida?
Por se tratar de um assunto relativamente extenso e que demanda uma abordagem detalhada para não gerar dúvidas proponho um estudo em cinco partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé onde, com a permissão do Senhor e fundamentado em Sua Palavra, passarei a abordar alguns pontos importantes a respeito do tema.
Iniciaremos a responder aos questionamentos acima a partir da segunda pergunta por ela ser de mais fácil compreensão para àqueles que já possuem alguma familiaridade com o texto bíblico. Em seguida abordaremos o primeiro questionamento.
Dessa forma, na segunda parte de nosso estudo passaremos a responder por que, segundo o texto do profeta Ezequiel, bastará ao perverso se converter e praticar juízo e justiça para que toda uma vida de pecados e iniquidades seja desconsiderada por Deus e ao perverso seja oferecida a vida? Então, até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 


Comentários

Compartilhe