Pular para o conteúdo principal

CONTRA JACÓ NÃO VALE ENCANTAMENTO


É possível que você já tenha ouvido na congregação esta expressão: “Contra Jacó não vale encantamento”. Essa expressão é bíblica e encontra-se no Livro de Números, no capítulo 23, versículo 23 que diz: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus! ”. (Nm. 23.23).
Esse versículo faz parte do relato do momento em que Balaque, rei dos moabitas, temendo os filhos de Israel, chamou o profeta Balaão e, com promessas de grandes honrarias, tentou fazer com que o profeta amaldiçoasse o povo israelita. O texto conta ainda que Balaão tentou cumprir a vontade do rei por três vezes, mas Deus não o permitiu. (Nm. 22-24).

A aplicação do texto

Nm. 23.23
A aplicação atual desse texto o entende como uma afirmação de que contra os filhos de Deus, aqueles que creem nEle, nenhum mal prosperará. Esse entendimento é corroborado por diversos outros versículos bíblicos como por exemplo o salmo 91, versos 10 e 11 que dizem: “Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. ” (Sl. 91. 10-11).

Nossas fraquezas estão patentes para o inimigo e por isso ele sabe exatamente onde nos atacar...

Porém, para que essa proteção incondicional possa estar sempre presente em nossas vidas é preciso que tenhamos continuamente nosso coração voltado para Aquele que é o nosso refúgio (Sl. 91.9), do contrário estaremos abrindo caminhos para que o inimigo possa agir. É preciso cuidarmos dos vinhedos em flor de nossas vidas para que as raposinhas, aqueles pequenos pecados que cometemos sem achar gravidade neles, não venham destruí-los por completo. (Ct. 2.15). Precisamos lembrar que um abismo chama outro abismo (Sl. 42.7) e basta um pecado sem arrependimento para que outros venham em seguida até sermos tragados por aquele que vem para roubar, matar e destruir (Jo. 10.10). 
Nossas fraquezas estão patentes para o inimigo e por isso ele sabe exatamente onde nos atacar, portanto é preciso vigiarmos e orarmos (Mt. 26.41) e buscarmos a Deus com o coração sincero (Hb. 10.22).

Nossas fraquezas podem invalidar a proteção

No relato de Números 22 a 24 Balaão não conseguiu amaldiçoar o povo de Deus, porém ele aconselhou as mulheres midianitas e estas fizeram os israelitas prevaricar contra o Senhor (Nm. 31.15-16), sacrificar aos ídolos e praticar a prostituição (Ap. 2.14).
Deus não negou ao povo de Israel a Sua proteção e o Seu cuidado, porém eles mesmos, atingidos em sua própria concupiscência, se deixaram seduzir pelas mulheres midianitas orientadas por Balaão, pecaram e “houve a praga entre a congregação do SENHOR. ” (Nm. 31.16).

Porém, para que essa proteção incondicional possa estar sempre presente em nossas vidas é preciso que tenhamos continuamente nosso coração voltado para Aquele que é o nosso refúgio...

A Palavra de Deus nos alerta para que aquele que pensa estar de pé tome cuidado para que não caia (1Co. 10.12). O Zelo que o Senhor tem conosco é real e efetivo, porém não nos exime da obrigação de buscarmos estar sempre em sintonia com a Sua vontade e a Sua Palavra em atitudes, pensamentos e palavras, do contrário estaremos sujeitos a que pragas também se estabeleçam entre nós.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

  1. Gostei muito concordo com essas palavras precisei ajudar um irmão em relação a esse assunto foi de grande utilidade obrigado por permitir que outros sejam abençoados por seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Concordo concordo plenamente a palavra do senhor ela Nos alerta todos os dias para que não vemos ser dragados pelo inimigo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada e Glórias a DEUS por esta palavra, pois estou vivendo este momento dela em minha vida. Mas de uma coisa estou certa de que nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, e de muita valia, mas em relação as macumbas e feitiçaria???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe