Pular para o conteúdo principal

GRATIDÃO


É comum ouvirmos no meio cristão a afirmação de que determinada pessoa teve merecimento diante de Deus quando esta pessoa recebe bênçãos do Senhor em alguma área de sua vida. Embora muitos não percebam, essa afirmação tem em seu bojo a crença de que nossas obras é que movem o coração de Deus para que nos abençoe ou não e, caso Ele nos faculte as bênçãos não estará fazendo nada mais do que Sua obrigação.

Estamos aquém do Seu padrão

1Jo. 4.20
Evidentemente essa lógica é absurda pelo simples fato de que por mais que nos esforcemos em ser “bom” para merecer as bênçãos de Deus estamos muito aquém de Seu padrão de bondade e jamais seriamos merecedores de tal “retribuição divina”.
O fato é que nosso coração é desesperadamente corrupto (Jr. 17.9), praticamos a iniquidade desde nossa mocidade (Gn. 8.21) e tudo quanto fizermos de nós mesmos estará contaminado pela semente do pecado que trazemos em nós.
Porém, todos sabemos que durante nossas vidas de cristãos somos abençoados diversas vezes e mesmo entre tribulações as bênçãos dos Senhor sempre nos acompanha (Dt. 28.2).
No entanto, as bênçãos que recebemos do Senhor são motivadas por Sua infinita misericórdia e pelo amor que Ele nutre por todos os seus filhos. Se Deus que, além de misericordioso também é justo, fosse nos tratar apenas com justiça provavelmente nós já teríamos sido destruídos, porém a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tg. 2.13) e, por isso Ele têm nos cumulado de bênçãos.
E o sentimento que devemos ter para com Aquele que, não importando a gravidade ou a quantidade de erros que cometemos contra Ele, está sempre disposto a nos perdoar é o sentimento de uma profunda gratidão por seu amor por nós.

A gratidão para com o irmão

Porém como sabermos ser gratos a Deus se não sabemos ser gratos aos nossos irmãos?
O sentimento da gratidão na sociedade atual tem sido deixado de lado e, infelizmente, também dentro das congregações. A cultura da prepotente autossuficiência tem feito com que muitas pessoas rapidamente se esqueçam dos favores e ajudas que receberam de seus irmãos, amigos, vizinhos, companheiros e coloquem todo auxilio recebido na conta do próprio merecimento pessoal.

...sejamos completamente gratos a Ele que nos ama infinitamente e que unicamente por esse motivo, e não por qualquer merecimento que tenhamos, é que tem nos coberto de bênçãos. 

“Aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. ” (1Jo. 4.20), escreveu o apóstolo João; da mesma forma como podemos ser gratos ao Senhor se não exercitamos a gratidão com o nosso próprio irmãos?
Não temos merecimento algum. Quem é capaz de dar algo a Ele para que Ele deva retribuir-lhe? (Jó 41.11).
É fato que se temos a verdadeira fé nossas obras surgirão espontaneamente e nosso coração se alegrará em realiza-las, porém não nos enganemos com o tolo orgulho e reconheçamos nossa completa dependência do Senhor e sejamos completamente gratos a Ele que nos ama infinitamente e que unicamente por esse motivo, e não por qualquer merecimento que tenhamos, é que tem nos coberto de bênçãos. 
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe