Pular para o conteúdo principal

O ARREPENDIMENTO DE DEUS


Algumas pessoas veem contradição entre o versículo do livro de Números que afirma que Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. (Nm. 23.19) e diversos outros textos bíblicos que relatam de alguma forma o arrependimento de Deus.
Um desses versículos que aparentemente contradiz o texto de Números encontramos no livro do Profeta Jeremias, no capítulo 18, onde vemos o próprio Deus afirmando: “No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mau perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria. ” (Jr. 18. 7-10).

O que significa esse arrependimento? 

Jr. 18. 7-8
Vemos nesse texto duas situações em que Deus diz arrepender-se: 1° Caso a nação se arrependa do mal. 2° Caso a nação pratique o mal e não ouça a voz do Senhor. Em ambas as situações o arrependimento mencionado se refere a aplicação da justiça divina.
Percebamos que o arrependimento de Deus nesse texto não se refere a algum tipo de culpa por um mal praticado pelo Senhor, esse arrependimento divino não se refere a um arrependimento moral, pois bem sabemos que em Deus não há treva alguma (1Jo. 1.5), mas tão somente a aplicação da Sua justiça que abençoa aos que ouvem Sua voz. O primeiro caso afirma que se a nação se arrepender do mal praticado então Deus não os entregaria a destruição. O segundo caso afirma que a nação que haveria de ser abençoada pelo Senhor, caso venha a praticar o mal sem arrependimento e não ouvir a Sua voz que alerta das consequências, deixará de prosperar em virtude dos próprios atos.

Não há contradição bíblica no arrependimento de Deus, mas há a revelação de esperança para todos nós pecadores, da parte dAquele que é fiel e justo para nos perdoar os pecados...

Não há qualquer vestígio de arrependimento moral da parte de Deus nesse texto e tão pouco contradição com a afirmação contida no livro de Números, ao contrário, há afirmação da sublime justiça de Deus que faz com que Ele seja incapaz de mentir ou de se sentir culpado de algo.

Outros arrependimentos de Deus

Se observarmos todos os textos bíblicos que se referem ao arrependimento de Deus em nenhum deles há a conotação de culpa, mas tão somente a revelação dos atributos imutáveis do Senhor, dentre os quais a justiça e a misericórdia.
Quando o texto bíblico afirma em Gênesis que “se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra” (Gn. 6.6), há aqui apenas a revelação do caráter justo de Deus que sabia que “a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn. 6.5) e que, portanto, seria justo toda a raça humana ser destruída. Porém, tal destruição completa não ocorreu porque além de justo, Deus também é misericordioso e está sempre pronto a dar uma nova chance àqueles de coração sincero.
Não há contradição bíblica no arrependimento de Deus, mas há a revelação de esperança para todos nós pecadores, da parte dAquele que é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo. 1.9).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe