Pular para o conteúdo principal

OS PRECONCEITOS E A BÍBLIA


Todos sabemos que alguns textos bíblicos são de difícil compreensão e requer muito estudo, atenção e, sobretudo, o agir do Espírito Santo para que possa se tornar inteligível para nós. Outros não detalham certos aspectos e informações apenas levemente referidas deixando algumas perguntas sem respostas.
Esses fatos não nos devem causar estranheza pois o Senhor já nos alertou que tudo aquilo que é importante para nós, que nos pode ser útil está colocado na bíblia de forma que nossa compreensão pode alcançar, pois “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos...” (Dt. 29.29)
Dt. 29.29
Isso se deve ao fato de que as Escrituras não são textos de caráter científico (embora possua ciência dentro delas), histórico (embora muitos dados históricos façam parte de seu texto) ou sociológico (embora relações sociais em regiões e tempos diferentes são explicitadas em muitos de seus versículos). A Bíblia tem a finalidade de nos levar a Cristo e, nEle nos dar a salvação (Gl. 3.24).
Infelizmente a imprudência humana aliada a ignorância de muitos e às más intenções de alguns levaram e ainda levam a humanidade a “encontrar” nos versículos bíblicos justificativa para comportamentos abomináveis e preconceituosos.
Quero propor para este tema tão importante para todos os cristãos um estudo em duas partes a serem publicadas em sequência nas postagens do blog Preceitos de Fé.

As más interpretações da Bíblia

Inicialmente quero esclarecer que durante a história da civilização humana algumas ideias completamente contrárias à Palavra de Deus se imiscuíram na compreensão, por parte de alguns grupos sociais, de alguns textos bíblicos na suposta intenção de complementar ou esclarecer alguns versículos não tão claros das Escrituras, mas que na verdade tais ideias “esclarecedoras” se constituíam de falsas justificativas para comportamentos desumanos e preconceituosos. 

É evidente também que posturas preconceituosas não fazem parte da essência do Senhor que não olha a aparência, mas o interior do homem

Um exemplo disso é o fato de o texto que encontramos em Gênesis e que relata o sinal que Deus colocou em Caim, após este ter matado seu irmão Abel, para que quem o encontrasse não o matasse (Gn. 4.15) ter sido interpretado por muitos durante muito tempo como a cor negra da pele. Muitos achavam que Deus havia tornado Caim negro. Esse pensamento sem qualquer fundamentação bíblica justificava na mente dos que criam nele a escravidão dos negros e qualquer maltrato a esse grupo étnico pois se julgava que eles tinham origem em Caim e, portanto, era uma “raça maldita” que “merecia” ser maltratada.

Deus não é preconceituoso

É importante salientar que a bíblia não revela em momento algum qual foi o sinal que Deus colocou em Caim, da mesma forma não há qualquer menção em todo o texto bíblico que possa sugerir qualquer inferioridade ou maldição imposta por Deus ao grupo étnico negro.
É evidente também que posturas preconceituosas não fazem parte da essência do Senhor que não olha a aparência, mas o interior do homem (1Sm. 16.7) e, portanto, esse tipo de postura deve ser combatido entre aqueles que devem ser imitadores de Deus (Ef. 5.1).
Porém a discriminação contra os negros não é o único pensamento abominável que durante muito tempo buscou se justificar por meio de interpretações equivocadas da Bíblia. Na Segunda Parte de nosso estudo continuaremos a conhecer mais sobre os Preconceitos e a Bíblia. Então, até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

  1. Concordo, o Deus, que conheço prega amor e humilde. Já mais desejaria: Destruição nem descordia ou mesmo maldade entre seus filhos. É este Deus que ama mesmo sabendo que o nosso amor já mais e igual o dele por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Louvado seja o Nome do Senhor por Seu infinito amor e misericórdia.

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe