Pular para o conteúdo principal

A MULHER CANANÉIA - PARTE 2

Na Primeira parte deste estudo iniciamos a análise do encontro de Jesus com a mulher cananeia e compreendemos o pedido dos discípulos naquele episódio. Neste post entenderemos a postura de Jesus diante daquela mulher e como esse texto nos serve de lição.

Quando lemos o mesmo relato no Evangelho de Marcos ficamos sabendo que aquela mulher era “grega, de origem siro-fenícia” (Mc. 7. 26). Ora a civilização grega possuía uma cultura muito valorizada no mundo romano, seus filósofos engrandeciam a razão humana e a lógica. A região da fenícia foi muito importante no mundo antigo, seu comércio se destacava e a criação do primeiro alfabeto davam a essa região lugar de destaque na história das civilizações.

Talvez essa mulher fosse orgulhosa de sua origem, de suas tradições e até mesmo da religião politeísta de seus antepassados. Porém toda soberba é quebrada por Deus diante de quem todos os joelhos se dobrarão (Is. 45.23).

A Benção completa

Mc. 4.38

Jesus desejava afastar daquela sofredora qualquer resquício de orgulho e fortalecer a sua fé. Ela não era judia, mas possivelmente houvera tomado informações a respeito do Mestre e o chamou pelo epíteto Filho de Davi. Porém reconhece-lo como o Messias prometido aos judeus não era o suficiente então ela clamou: Socorre-me! Ainda não funcionou. Então ela se humilhou e se humilhando fez mais do que demonstrar agudeza de raciocínio e conhecimento sobre a origem de Jesus, mais ainda que reconhecer-se necessitada, ela demonstrou fé.

Sabendo que era completamente dependente não apenas da benção para sua filha, mas do Senhor das bênçãos que transbordam do prato do povo eleito para todo aquele que deseja recebe-lo, ela se entregou integralmente a Cristo.

Jesus enalteceu a sua fé e a abençoou com a libertação de sua filhinha. O Senhor fez mais do que os discípulos pediram, mais do que ela mesmo pediu, por que Cristo não a atendeu apenas para que ela deixasse de incomodar, não apenas libertou sua filha endemoniada, Jesus fortaleceu a fé daquela mulher.

Na Nossa Vida

Por vezes não entendemos porque tanto clamamos a Deus e parece que Ele está indiferente a nós, ao nosso sofrimento.

Certa vez, quando Jesus e seus discípulos estavam no barco “levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.” (Mc.4.37). Jesus? Estava no barco dormindo. Em desespero seus discípulos O acordaram dizendo: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (Mc. 4.38). Muitas vezes nos sentimos assim.

Quando você se sentir ignorado pelo Senhor, lembre-se da mulher cananeia e se lance aos pés de Jesus...

Aquela mulher parecia receber do Senhor apenas a indiferença, talvez mesmo seus discípulos tenham pensado assim. Mas nós não conseguimos enxergar além das aparências, porém Deus sonda os corações (1Cr. 16.7). Enquanto parecia indiferente com a mulher, Jesus a amava, pois a abençoou com muito mais do que a libertação de sua filha, mas também com a fortificação de sua fé.

Quando você se sentir ignorado pelo Senhor, lembre-se da mulher cananeia e se lance aos pés de Jesus, se despojando de qualquer orgulho, de qualquer soberba, de qualquer nobreza, de qualquer ideia de merecimento, se humilhe perante Ele, porque com certeza Ele te abençoará com muito mais do que pediste ou pensaste (Ef. 3.20).

Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe