Pular para o conteúdo principal

A PRÁTICA DA PALAVRA - PARTE 1

Encontramos na epístola de Tiago uma informação muito esclarecedora a respeito da necessidade de se praticar a Palavra de Deus, vejamos o texto:

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg. 1. 22-25).

Por se tratar de um tema relativamente complexo proponho um estudo em duas partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé. Iniciemos então com uma análise minuciosa desse texto:

Nesse texto o apóstolo da ênfase ao fato de que apenas ouvir a Palavra de Deus, ainda que creia nela firmemente, sem colocá-la em prática no seu cotidiano é insuficiente para alguém se tornar um verdadeiro servo de Deus.  

O Espelho

Em sua explanação Tiago usa uma figura que talvez possa parecer curiosa para alguns: ele afirma que aquele que apenas ouve a Palavra, mas não a coloca em prática assemelha-se com alguém que se observa em um espelho e depois sai e se esquece de sua própria aparência. Para os dias atuais parece absurda a ideia de que alguém vai olhar seu rosto no espelho e logo após se esquecerá de sua aparência, porém precisamos colocar o texto na época em que ele foi escrito.

1Co.13.12

Na época das epístolas não existiam espelhos como os conhecemos hoje, que refletem com impressionante nitidez. As pessoas normalmente se utilizavam do reflexo na água, seja em rios ou em algum recipiente, quando desejavam observar a si mesmas, ou do reflexo em um objeto feito de bronze ao qual chamavam de espelho quando desejavam comtemplar a própria aparência.

Em virtude da imperfeição do reflexo que tais objetos proporcionavam é compreensível que o apóstolo tenha comentado a facilidade com que tais imagens obtidas fossem esquecidas. Outro texto que se refere a deficiência das imagens obtidas por meio do reflexo em tais objetos encontramos na epístola do apóstolo Paulo aos coríntios quando ele escreve: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.” (1Co. 13.12).

O Agir

O fato é que Tiago está afirmando que ouvir a Palavra de Deus sem fazê-la parte do seu próprio viver é infrutífero, pois logo se esquecerá do seu conteúdo e, como disse Jesus em sua parábola, rapidamente outros interesses do cotidiano farão a semente morrer (Mt. 13. 3-23).  

...ao ouvirmos a Palavra de Deus devemos nos interessar em colocá-la em prática não apenas na igreja mais no nosso viver diário...

Os estudiosos no campo da neurociência afirmam que aprendemos muito mais eficazmente quando utilizamos paralelamente várias áreas cerebrais no aprendizado. Quando lemos um texto, se o fizermos em voz alta e o escrevermos enquanto lemos fixaremos muito mais o seu conteúdo uma vez que estaremos acionando diversas áreas cerebrais ao mesmo tempo enquanto executamos tal atividade.

Da mesma forma ao ouvirmos a Palavra de Deus devemos nos interessar em colocá-la em prática não apenas na igreja mais no nosso viver diário, dessa forma a mensagem de Deus irá se fixando em nosso coração e em nossos hábitos e muito mais que fixar ela irá também nos facultando a compreensão que jamais alcançaríamos se nos limitássemos tão somente a ouvi-la ou mesmo decorá-la.

Porém o texto de Tiago ainda revela uma oposição entre a adoração daquele que apenas ouve a Palavra e o que também a pratica. A esse respeito falaremos na SEGUNDA PARTE do nosso estudo a ser publicada na próxima postagem do blog Preceitos de Fé. Então até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe