Pular para o conteúdo principal

A VERDADEIRA RELIGIÃO

O apóstolo Tiago em sua epístola afirma que: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tg. 1.27).

Religião

Essa afirmação pode parecer estranha para nós se imaginarmos o termo religião significando apenas a dimensão institucionalizada de determinada fé, como por exemplo a religião protestante ou a religião católica ou a judaica etc. Porém a palavra grega utilizada nesse texto é: Θρησκεία (thréskeia), que também significa serviço da divindade, culto da divindade, culto de Deus. Tal substantivo é derivado do verbo grego Θρησκεύω (thréskeuo) que significa observar normas religiosas, celebrar com culto, honrar com cerimônias religiosas.

Tg. 1.27

Dessa forma percebemos que o apóstolo não está se referindo ao aspecto institucionalizado da religião cristã, mas de seu aspecto prático. De fato, isso fica claro se tentarmos substituir no texto a palavra religião por alguma profissão de fé. Por exemplo, a frase “O protestantismo puro e sem mácula para com o nosso Deus e Pai...” ou ainda “O catolicismo puro e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai...” não faria qualquer sentido.

No entanto se entendermos a palavra Θρησκεία (thréskeia) como culto (religioso), ou seja, como a prática religiosa, apreenderemos o que de fato o apóstolo queria expor.

Honrar a Deus

Tiago está afirmando que para honrarmos a Deus, para O cultuarmos de forma pura é preciso irmos além da liturgia, é preciso romper os muros de nossa igreja e agirmos em favor das pessoas, das comunidades, da sociedade, daqueles que sofrem. O próprio apóstolo escreve no capítulo 2 da mesma epístola: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tg. 2. 14-17).

Os ritos litúrgicos têm sua importância, mas se seu viver religioso se resume a eles você não está cultuando ao Senhor de forma pura...

A mensagem se refere então a necessária prática cristã, pois naquela época (como ocorre ainda hoje) alguns achavam que bastava cumprir certos rituais para se dizer cristão. Entravam e saiam da igreja vivendo nos mesmos pecados, mas se achavam “quites” com Deus pelo fato de cumprirem determinada liturgia.

O cristianismo é a religião do amor e este só existe na prática de amar a Deus e ao outro, de ajudar, de cooperar com o bem do próximo, de abandonar o egoísmo de pensar só em si, de clamar só por si.

Os ritos litúrgicos têm sua importância, mas se seu viver religioso se resume a eles você não está cultuando ao Senhor de forma pura, não importa com que perfeição e respeito você os execute.

Tiago completa sua descrição do culto puro e sem mácula dizendo que devemos nos manter “incontaminados do mundo”, ou seja, livres das concupiscências, do pecado, do egoísmo. É importante notarmos que manter-se incontaminados do mundo não é suficiente, e na verdade nem possível, para honrar a Deus de forma pura, pois sem a prática do amor ao próximo, obra necessariamente consequente da fé, é impossível agradar a Deus (Hb. 11.6).   

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe