Pular para o conteúdo principal

O TEU OLHO

Encontramos no Evangelho de Mateus as seguintes palavras de Jesus: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mt. 5.29-30).

Evitar o Pecado

Em uma interpretação direta é fácil perceber que este texto se refere ao pecado, à necessidade de evita-lo. Então, simbolicamente, as palavras de Cristo dizem que o pecado é algo tão ruim que é melhor até não ter um olho, mas ser salvo do que possuir os dois saudáveis e ir para o inferno, pois, como todos sabemos, o salário do pecado é a morte (Rm. 6.23).

Essa interpretação direta fica ainda mais clara quando percebemos que nos versículos anteriores Jesus está falando a respeito da plenificação que ele havia vindo dar à Lei, e assim alertava: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” (Mt. 5.17). Após essa afirmação, Cristo passa então a fazer comparações entre o que Deus havia dito às gerações passadas do Seu povo e as Suas palavras:

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.” (Mt. 5. 21-22).  

...se O buscarmos com sinceridade de coração, Ele nos livrará de tudo aquilo que possa nos desviar de Seu caminho...

“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” (Mt. 5. 27-28).

Poremos relacionar facilmente o fato de que basta olhar para uma mulher com intenção impura no coração para ser considerado adúltero aos olhos do Senhor à afirmação de que é melhor arrancar o próprio olho do que cometer pecado. Há certo paralelismo nas duas frases.

O Agir de Deus

Mt. 5.29

É evidente que se algo ou alguém está nos fazendo pecar é preferível abrir mão de tal coisa ou pessoa, porém essas palavras de Jesus também possuem o sentido passivo, ou seja, por vezes perdemos algo ou simplesmente o Senhor não permite que realizemos algum desejo ou sonho em virtude de a providência de Deus saber que se o realizássemos nos desviaríamos do Seu caminho. Nesses momentos nem sempre entendemos isso e questionamos ao Senhor os Seus desígnios. No entanto precisamos lembrar que as palavras do Senhor além de serem ensinamentos valorosos a respeito de como devemos agir em nossa relação com Ele e com o próximo, também são revelações de como Ele próprio age.

Quando o Senhor nos diz: “pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno”, Ele também está revelando que, se O buscarmos com sinceridade de coração, Ele nos livrará de tudo aquilo que possa nos desviar de Seu caminho e, consequentemente, da salvação, ainda que por vezes esses livramentos nos pareçam prejuízos ou obstáculos.

Portanto, em qualquer situação, mesmo naquelas em que pareça que o Senhor nos abandonou ao sofrimento, devemos lembrar que em caso algum conhecemos todas as variáveis bem como não somos capazes de ver o futuro, e que a vida verdadeira é a eterna e em última análise, como afirmou o apóstolo Paulo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm. 8.28)

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe