Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DA MULHER PARA DEUS

Muitas pessoas creem que a Palavra de Deus coloca a mulher em posição inferior ao homem e entendem que elas tem um papel, no mínimo, insignificante no plano de salvação.
Mas será que o Senhor realmente pensa dessa forma? Analisemos o relato da criação do ser humano:
Gn. 1.27
Em Gn 1.27 o versículo inicia afirmando que Deus criou o homem a sua imagem, à imagem de Deus o criou, e finaliza dizendo que “homem e mulher os criou”, deixando claro que a palavra homem no início desse texto significa ser humano, homem e mulher. Portanto, homem e mulher foram criados à imagem de Deus.
No original em hebraico encontramos, no início do versículo, a palavra Adam (אדם), que foi traduzida por homem (a NTLH utiliza “seres humanos”), mas ao final o escritor bíblico utiliza zâkhâr uneqêbhâh (זכר ונקבה) que significa masculino e feminino, deixando claro que, embora Adam tenha sido o nome dado ao homem do sexo masculino, nesse contexto, obviamente, significa ser humano, masculino e feminino.

Mulher e homem na criação

No versículo 28 Deus abençoa e diz, a ambos, que devem sujeitar a terra e dominar sobre os demais seres vivos. Ele não fala isso apenas ao homem e muito menos o diz que deve dominar sobre a mulher.
Ainda no relato da criação, Deus, antes de criar a mulher, traz ao homem todos os animais criados, certamente para demonstrar a ele que apenas um ser tão semelhante a Deus quanto ele próprio, poderia ser sua companheira (Gn. 2.20).
Devemos lembrar que Deus criou os animais e as plantas cada um segundo a sua espécie, por que criaria para o homem uma espécie inferior?
Deus,no versículo 21, faz o homem ter pesado sono e de uma costela sua, faz a mulher. É interessante refletir que se devesse haver aqui algum comparativo de superioridade, esse seria favorável à mulher, pois o homem foi feito do pó da terra (Gn. 2.7), da mesma terra de que foram formados os animais (Gn. 2.19), mas a mulher foi formada do homem, após este possuir o fôlego de vida dado por Deus e ter se tornado “alma vivente”, portanto, teoricamente, poderíamos pensar que a mulher foi formada de um material aperfeiçoado por Deus.

Devemos lembrar que Deus criou os animais e as plantas cada um segundo a sua espécie, por que criaria para o homem uma espécie inferior?

Mas Deus os fez igualmente importantes, seres diferentes, mas ambos importantes no plano de Deus. A mulher é chamada de auxiliadora do homem (v. 18), porém, isso em nada se aproxima de uma desvalorização, pois em diversos versículos o próprio Deus é chamado de “auxílio” ou ainda de “ajudador” como é o caso da epístola aos hebreus no capítulo 13, versículo 6 onde está escrito: “O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”. Já no Salmo 54, verso 4 encontramos: “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida.”.

A união entre homem e mulher

E reforçando a ideia de que a mulher é tão importante para o Senhor quanto o homem, a Palavra de Deus afirma que o homem ao se unir a sua mulher, se torna, com ela, uma só carne (Gn. 2.24).
Devemos nos alertar também para o fato de que a ideia de o homem governar a mulher surgiu após o pecado (Gn. 3.16), portanto, em hipótese alguma podemos considerar que essa era a vontade de Deus para nós.
Se a mulher não fosse importante para Deus, o que dizer das inúmeras histórias de mulheres abençoadas presentes na bíblia como, Débora, Sara, Ester, Rute, Maria, mãe de Jesus, e muitas outras?

A mulher foi criada como auxiliadora do homem por que não era bom que o homem estivesse só (Gn. 2.18) da mesma forma que não é bom que a mulher esteja só, e não é bom porque se um cair, o outro levanta o companheiro e porque o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade (Ec. 4.10). Essa é a relação entre homem e mulher imaginada por Deus, relação de companheirismo, de união, de apoio mútuo. Afinal, todos nós somos um em Cristo Jesus (Gl. 3.28).

Comentários

  1. Muito bom Amigo! Uma visão lúcida, desmistificadora e desprovida dos preconceitos, que sempre permearam esta questão, colocando a mulher num patamar inferior ao do homem. Muitas vezes utilizada erroneamente, e posso até dizer propositalmente, com interesses de subjugação e dominação. Já está mais do que na hora de compreendermos que Deus criou a todos como iguais, filhos que somos do mesmo Pai. E se há diferenças, elas provêm, não de um caráter de inferioridade, mas daquilo que distingue o homem e a mulher, dentro da natureza para o qual cada um foi criado.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Eliane, e Deus nos ama a todos igualmente, homens e mulheres. Deus lhe abençoe. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe