Pular para o conteúdo principal

TENTAÇÃO E PECADO

É bem conhecido o versículo bíblico que afirma que o diabo anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar (1.Pe. 5.8).
A bíblia também nos informa que o coração do homem é enganoso e corrupto (Jr.17.9).
Tg. 1.14-15
Nessas duas verdades bíblicas encontramos as origens da tentação. Satanás está sempre buscando criar situações para cairmos.
Sem tomar, por nós, a decisão de pecar, ele busca sempre nos induzir ao erro, como fez com Eva, nos oferecendo “oportunidades” para transgredirmos a Lei de Deus. Por outro lado, por termos o coração maculado pelo pecado original, nossas escolhas no dia-a-dia geralmente possuem uma tendência natural ao pecado.

Origem da tentação

Devemos lembrar também que tentação alguma procede de Deus, pois toda a concupiscência que há no mundo não procede do Pai, mas do mundo (1.Jo. 2.16) e Deus não pode ser tentado nem tenta a ninguém (Tg. 1.13).
O que ocorre é que Satanás, deus deste século (2Co. 4.4), sabendo que fomos gerados em pecado, em Adão e Eva (Sl. 51.5), está sempre buscando oportunidades para nos tentar baseado em nossas próprias fraquezas.
Mas será que ao ser tentado, já estou pecando?
Na verdade a tentação é um processo que pode nos levar ao pecado, se a alimentarmos e aceitarmos sua sugestão. Esse processo pode ser longo, minando nossa fé até cairmos ou pode ser um processo rápido, aparecendo como sugestão em algum momento tempestuoso de nossa vida nos levando a tomar decisões erradas. De qualquer forma o pecar requer uma decisão, eu preciso aceitar a sugestão da tentação para estar pecando.
Tiago é bem claro quando descreve o processo da tentação e do pecado ao dizer que “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg.1.14-15).

Na verdade a tentação é um processo que pode nos levar ao pecado, se a alimentarmos e aceitarmos sua sugestão

Jesus e o pecado

Uma outra evidência de que tentação e pecado não são sinônimos encontramos na vida de Jesus, por exemplo: em Lucas capítulo 4, versículos de 1 a 13 (e também em Mt. 4. 1-11 e Mc. 1. 12-13) relata que após ser batizado por João Batista, Jesus seguiu para o deserto permanecendo por lá durante quarenta dias e quarenta noites onde foi tentado por satanás por “tentações de toda a sorte”. No entanto o escritor de Hebreus, se referindo a Jesus, revela no capítulo 4, versículo 15 que: “[...]foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”.
Paulo escrevendo aos coríntios, se referindo ao sacrifício vicário de Jesus em 2Co. 5.21 diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”.
Ora se Jesus foi tentado em todas as coisas e ainda assim não “conheceu pecado” fica claro, portanto, que tentação não é a mesma coisa que pecado.

No entanto é importante lembrar que cabe a nós repelir a tentação sujeitando-nos a Deus e resistindo ao Diabo, porque assim ele certamente fugirá de nós (Tg. 4.7), e termos a certeza da fidelidade de Deus que jamais permitirá que sejamos tentados além das nossas forças, e nos proverá livramento para que possamos sempre suportar (1Co. 10.13).

Comentários

  1. Bem difícil este tema irmão Carlos, pois no dia a dia, antes mesmo de decidirmos pecar ou não, como você coloca no texto, baseando-se na Palavra, é preciso sabermos diferenciar, dentre nossas atitudes, aquelas que se qualificam como estar em tentação ou em pecado.
    Muitas são as situações em nossas vidas que nos levam a fazer escolhas, muitas as que também envolvem escolhas difíceis, e que demandam um esforço pessoal muito grande e até mesmo exaustivo, nos levando a decidir em continuar ou renunciar, algumas vezes em favor de nós mesmos, outras em favor daqueles que caminham conosco.
    Sei bem disto, e concordo que, nestas ocasiões, a única atitude a tomar é nos colocarmos na presença de Deus e deixar que Ele tome as rédeas. Por que muitas vezes, mesmo entendendo como devemos agir, estas questões vão muito além do ser disciplinado e firmes nos propósitos, vão muito além das nossas forças, pois significa abrir mão de algo que faz parte da nossa própria essência.
    Não sei se o irmão me entende.

    ResponderExcluir
  2. É verdade irmã, a luta contra as tentações e o pecado não é uma luta fácil porque nosso coração é enganoso (Jr. 17.9). Se quisermos vencer a tentação baseados apenas em nossas forças, estaremos sempre caindo. Jesus mesmo nos falou que sem Ele nada podemos fazer (Jo.15.5). Precisamos clamar ao Senhor dia a dia para que nos fortaleça e nos oriente, tal como fez Salomão que pediu sabedoria para discernir entre o bem e o mal. Mas, tendo o Senhor conosco sempre venceremos a batalha contra o pecado, afinal se Deus é por nós, quem será contra? (Rm. 8.31) não é mesmo? Um forte abraço. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Se somos crentes em Jesus Cristo, penso que devamos lembrar nos versos do capitulo 3 versos 1-3 de Colossenses que diz" Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas que são lá do alto, não nas que são aqui da terra, porque a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." O problema é pensamos em tudo até mesmo como evitar a tentação, mas se pensar- mos nas coisas lá do alto dificilmente a tentação nos vencerá, se não nos vence, também dificilmente pecaremos.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, e corroborando ao que Paulo escreveu aos colossenses, o mesmo apóstolo também escreve aos filipenses (Fp. 4.8) dizendo que nossa mente deve se ocupar apenas com o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama e na virtude e no louvor. De fato se pensarmos nessas coisas que são do alto ficará muito mais fácil vencer a tentação. Fica na Paz. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe