Pular para o conteúdo principal

APRENDENDO COM O REI SALOMÃO

Bem sabemos que a Bíblia é útil para o ensino e para educação na justiça (2Tm.3.16) e uma das fontes imensamente ricas de ensinamento nas escrituras é a vida do rei Salomão.
A palavra de Deus declara em I Rs 3.3 que “Salomão amava ao Senhor andando nos preceitos de Davi, seu pai...”. No versículo 4 relata que Salomão foi fazer sacrifícios ao Senhor em Gibeão.
Neste relato encontramos alguns ensinamentos que quero destacar:
Salomão “amava ao Senhor” andando nos preceitos de seu pai que, de acordo com a Palavra, era um homem “segundo o coração de Deus” (At.13.22).
Salomão também estava em comunhão com Deus, pois tinha ido a Gibeão e sacrificado ao Senhor.
1Rs. 3.9
Certamente ele tinha se santificado, adorado, entrado em sintonia com o Senhor.
O versículo 5 segue nos contando que naquela noite o Senhor de tudo, criador dos céus e da terra (Gn. 1.1) falou com ele em sonho e disse-lhe para pedir o que quisesse. Deus estava dizendo pra ele: peça o que quiser que te darei.
Quantas coisas poderia pedir Salomão!!! Mas o que ele fez nesse momento? Antes de qualquer pedido, demonstrou gratidão ao Senhor pelo que Ele tinha feito a Davi, pela benevolência que tinha usado para com seu pai. Agradeceu também por ter o Senhor dado a seu pai Davi um filho que “se assentasse no seu trono, como hoje se vê” (v. 6).
Ele, Salomão, o rei, mostrou humildade em seu coração pois se considerava um presente dado por Deus a seu pai Davi, (v.6) e logo em seguida reconheceu sua imaturidade diante de um Deus todo poderoso: “agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que não se pode contar.” (Vs. 7 e 8)

...ele não pediu sabedoria para escolher o bem e não o mal, mas ele pediu discernimento entre o bem e o mal, porque escolher o bem e não o mal é obrigação nossa.

E podendo pedir riquezas, exércitos poderosos, a morte de todos os seus inimigos, poder, qualquer coisa, Salomão pede no versículo 9: “Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar esse grande povo?” Ele pediu, prudência e discernimento, ele pediu sabedoria.
Por fim, notemos que ele não pediu sabedoria para escolher o bem e não o mal, mas ele pediu discernimento entre o bem e o mal, porque escolher o bem e não o mal é obrigação nossa, o próprio Senhor diz em Deuteronômio 30:19 “... te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” portanto a escolha do bem é nossa, não podemos pedir a Deus que escolha por nós.
Salomão sabia disso por isso pediu discernimento entre o bem e o mal, para não se enganar, porque Deus não é um Deus de confusão (1Co.14.33) mas o próprio satanás pode se transformar em anjo de luz buscando enganar os menos atentos (2Co.11.14). Salomão pediu discernimento.

É tudo o que precisamos: Discernimento. Sabedoria para buscar ao Senhor, pois o temor do Senhor é o princípio do saber (Pv. 1.7) e sob a sombra do altíssimo nunca tropeçaremos nalguma pedra (Sl. 91.12)

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe