Pular para o conteúdo principal

DE ONDE VEM A VIOLÊNCIA?

Muitas vezes nos perguntamos, perplexos, diante das notícias do jornal: De onde vem tanta violência?
Para compreendermos a origem do mal na terra precisamos conhecer a história da origem e da queda do homem:
Gn. 2.17
Deus criou Adão e Eva à sua imagem, eles viviam no Éden e lá reinava perfeita harmonia entre eles e os animais. Tinham a companhia constante de Deus que andava no jardim pela viração do dia (Gn. 3.8). Até que resolveram desobedecer ao Senhor e conheceram o mal ao comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal.
A partir deste momento, no instante imediato ao pecado, o homem se afastou de Deus. É importante notar que não foi Deus quem se afastou do homem, mas ele, o homem, foi quem se afastou de Deus, porque o pecado cria naturalmente uma separação entre o homem e Deus (Is. 59.2).

As consequências do pecado

E as consequências desta separação surgiram imediatamente. Primeiro a vergonha (Gn.3.7), depois o medo (Gn. 3.10), em seguida a inimizade entre homem e mulher (Gn. 3.12-13). A partir daí toda a vida começou a se deteriorar em virtude do pecado. Surgiram as dores e a humilhação (Gn. 3.16), o trabalho, antes prazeroso, passou a ser fatigante e até mesmo a terra tornou-se maldita (Gn.3.17) quando passou a produzir também cardos e abrolhos (Gn. 3.18). Surgiram as ervas daninhas do campo, e da vida. Os males que antes não existiam passaram a existir em virtude do pecado. Era a vida se deteriorando. “No dia em que dela comeres, certamente morrerás “(Gn. 2.17), Deus havia alertado ao homem. 

...o que vemos hoje são as consequências desse processo de deterioração que continua ativo e cada dia mais enraizado na sociedade, deturpando conceitos, distorcendo verdades, corrompendo costumes, pervertendo a moral

O processo de deterioração da criação continuou e surgiu o assassinato (Gn. 4.8) e a poligamia (Gn. 4.19), e mesmo após o dilúvio, que Deus mandou em virtude da maldade do homem ter se multiplicado na terra (Gn. 6.5), a deterioração da vida prosseguiu seu caminho devastador, pois o homem, que inicialmente só comia frutas e ervas, passou a ter necessidade de carne (Gn. 9.3) e os animais, que antes viviam em harmonia com os homens, passaram a ter pavor e medo deles (Gn.9.2).
Reinos, governos e povos se sucederam na história da humanidade e nenhum deles conseguiu deter a força destruidora do pecado. E o que vemos hoje são as consequências desse processo de deterioração que continua ativo e cada dia mais enraizado na sociedade, deturpando conceitos, distorcendo verdades, corrompendo costumes, pervertendo a moral, chamando o mal de bem e o bem de mal (Is. 5.20).

Qual a solução?

Modernas teorias educacionais, altos investimentos em segurança pública, cuidados primorosos com saúde, esforços constantes em ação social, melhor distribuição de renda, alta tecnologia, tudo isso é importante e necessário no mundo atual, mas não resolverá o problema da corrupção humana, do pecado e da violência.

Eis a única ação que pode nos tirar do caos: Entregarmo-nos integralmente a Deus e a Seu filho Jesus, pois é o cordeiro de Deus quem tira o pecado do mundo (Jo.1.29) porque Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14.6), e Ele está à porta e bate (Ap. 3.20) esperando apenas a nossa decisão para nos dar vida, e vida em abundância (Jo. 10.10).

Comentários

Compartilhe