Pular para o conteúdo principal

A NUDEZ DE ADÃO E EVA

Já ouvi em igrejas cristãs a afirmação, as vezes feita em tom de revelação, de que quando as escrituras relatam que Adão e Eva estavam nus (Gn. 2.25), na verdade, essa nudez era revestida de uma espécie de cobertura sobrenatural, algo como uma roupa espiritual que, quem defende essa ideia afirma se tratar da graça, cobria a nudez do primeiro casal.
Alguns chegam a descrever essa suposta cobertura dizendo tratar-se de uma espécie de redoma de fogo que impedia que Adão e Eva vissem sua nudez.  
Por se tratar de um tema complexo quero propor um estudo em três partes a serem publicadas em sequência nas postagens do Blog Preceitos de Fé.
Quero iniciar nosso estudo afirmando que acho temerosa essa interpretação deste relato das escrituras e me parece fruto do pudor humano quanto à nudez.

A relevância da nudez

Se analisarmos atentamente o relato da criação do homem e da mulher, contido nos dois primeiros capítulos de Gênesis, percebemos que o fato de homem e mulher terem sido criados nus não parece relevante na narrativa.
Percebamos que tanto no relato da criação do homem do pó da terra (Gn. 2.7) como no da criação da mulher da costela do homem (Gn. 2. 21-22), o fato de ambos terem sido criados nus não é, sequer, mencionado.
A nudez do primeiro casal só é mencionada no último versículo do capítulo 2, mas aí com a clara intenção de fazer um contraposto aos versículos 7 e 10 do capítulo 3 de Gênesis.
Veja, o versículo 25 do capítulo 2 de Gênesis relata: “Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam. ” (Gn. 2.25). É nítida a intenção do escritor bíblico em afirmar que, embora Adão e Eva estivessem nus, isso não era motivo de vergonha para eles.

O resultado do Pecado

Gn. 3.10
Tal afirmação de Gn. 2.25, contida no relato do momento anterior ao pecado, é evidentemente oposta à que encontramos no versículo 7 do capítulo 3 de Gênesis, onde o escritor bíblico relata o momento após a queda do homem no pecado: “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. ” (Gn. 3.7).

...antes do pecado ambos estavam nus, mas não sentiam vergonha disso, foi o pecado que trouxe para o primeiro casal o “conhecimento” da vergonha de sua nudez

O relato de Gn. 2.25 também é contraposto à afirmação do próprio homem, que encontramos no versículo 10 do capítulo 3 de Gênesis, quando responde a Deus dizendo: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. ” (Gn. 3.10).
Em Gn. 2.25, antes do pecado, ambos estavam nus e não se envergonhavam, o verbo utilizado aqui, no original em hebraico é להתבושש (leyithboshâsh) que significa sentir vergonha. No versículo 7 do capítulo 3 de Gênesis, Adão e Eva souberam, perceberam que estavam nus, o verbo utilizado no original hebraico é לדעת (ladhath) que significa, saber, conhecer.
Fica evidente que antes do pecado ambos estavam nus, mas não sentiam vergonha disso, foi o pecado que trouxe para o primeiro casal o “conhecimento” da vergonha de sua nudez.

Deus não traz vergonha

Se considerarmos que Deus criou o homem e a mulher nus e os cobriu com algum tipo de veste sobrenatural para encobrir deles a nudez, estamos imaginando que o Senhor deu ao homem algo (a nudez) que lhes era motivo de vergonha e apenas a encobriu para que não percebessem.
Ora, Deus não traz a vergonha (Sl. 25.3) porque nele não há mal algum (1Jo. 1.5) e imaginarmos que o Criador iria fazer algo vergonhoso ao homem no paraíso do jardim do Éden seria um contrassenso e a negação de Sua natureza. Quem traz a vergonha ao homem é Satanás e também é ele que aprecia encobrir a verdade.
Outro ponto que devemos atentar é no fato de que Deus ordenou, antes do pecado, que homem e mulher fossem fecundos, se multiplicassem e enchessem a terra (Gn.1.28), numa clara alusão a relação sexual que deveria haver entre ambos, mas como poderiam cumprir esse mandamento de Deus se estivessem revestidos por algum tipo de capa espiritual que os impedissem de ver os seus corpos nus?
Na nossa próxima postagem do blog Preceitos de Fé continuaremos este estudo, analisando mais aspectos do relato bíblico sobre a nudez de Adão e Eva, então até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. André Ribeiro:
    Em meu entendimento a nudez não constitui-se em pecado.
    Biblicamente, a nudez representa vergonha e não pecado. O estado de nudez, no início, relacionava-se com a inocência e pureza no estágio em que a humanidade ainda não havia corrompido-se com o pecado.
    Não há mal na nudez, antes ela é natural e saudável; não se nasce envergonhado do corpo nu, isso é ensinado, porquanto que a vergonha ou o pudor perante a nudez que é anti-natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão André Ribeiro. Você tem razão, o sentimento anti-natural de vergonha que se sente hoje com a nudez ocorre em virtude do pecado, pois como você bem disse a nudez em si pura e inocente como foi nos dada por Deus antes da queda não é pecado. Que o Senhor continue te abençoando poderosamente, fique na Paz.

      Excluir
    2. E tão fácil de entender a palavra Deus estando no espírito veja eles si cobrirão com folhas mais ainda estação nú diantes seus próprios olhos e Deus tabem tabem fez vertes para eles adequadas do jeito de Deus não deles então enteado apalavra toda vez qui fizer a sua vontade e não a de Deus nunca vai ser do agrado de Deus tanto com verte como em outra área obecer e melhor do quer sacrificar si cubra em toda área de sua vida tanto na espiritual como no físico amém qui Deus abençoe todos

      Excluir
    3. Não acho que a Daniela fez muito pela sua própria vontade

      Excluir
  2. Eu acho que a nudez de Adão e Eva era literal porquê eles colocaram folhas de figueira para fazer um cinto e se cobrirem.Mas acho estranho que rapidamente depois de pecar eles tenham descobertos que estavam nús,acho que isso levou um tempo.

    ResponderExcluir
  3. Deus criou o ser humano nu Adao e Eva foram feitos nus mas como pecaram a gente foi obrigado a viver vestido se eles nao tivessem pecado todos nós viveríamos nus Deus vai fazer a gente andar nu mais dependendo da vontade dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (gente foi obrigado a viver vestido se eles não tivessem pecado) esta é a culpa que todos sugeres assim como Adão sugeriu E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
      Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. ele jogou a culpa na mulher e a mulher na serpente, no mundo de hoje é a mesma coisa, acusa Adão por colocar o pecado e não abraça Jesus que tirou, Jesus desfez de todas a maldade da queda é só crê e obedecer

      Gênesis 3:11,12

      Excluir
    2. Amem. Eu Creio e levo em consideracao de que Jesus veio salvar, o que Adao tinha perdido e salvou, nao ha necessidade de ficar nos de roupas Jesus tirou o pecado que havia no mundo

      Excluir
    3. Meu nome é Edmilson Moreira eu poste isso e não apareceu meu nome
      Amem. Eu Creio e levo em consideração de que Jesus veio salvar, o que Adão tinha perdido e salvou, não ha necessidade de ficar nos de roupas Jesus tirou o pecado que havia no mundo

      Excluir
  4. Todos nós nascemos nus Deus nos fez assim existem pessoas que andam nuas os povos nativos no Brasil os povos nativos eram os indios os indios andavam nus e não se envergonhavam e até hoje no Brasil e no mundo existem povos nativos que andam nus e não se envergonham

    ResponderExcluir
  5. So acho que eles descobriram a nudez, quando perderam a inocencia, quando comeram do fruto que nao era pra comer. Ou seja, a desobediência a Deus fez esse estrago na vida deles e que sirva de lição para nós!
    #meupensamento

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria, mas o tema muito mais abrangente; quando Moisés construiu o Tarbenaculo, ao construir certa repartição que teria que subir degraus, o Senhor o ordenou que em sua vestes usasse uma peça tal como as ceroulas antigas por baixo para que nudez não fosse vista. CÃO achou graça em ver seu pai Noé embriagado nu, por isso foi amaldiçoado. Hoje a nudez significa pouco ou nada, mas também a igreja não tem poder no Espirito Santo pois a vergonha segundo a biblia muito se foi é claro nem todos. Faça -tudo com decência e ordem diz Paulo. Vista-se com decência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe