Pular para o conteúdo principal

E SE FIZERMOS SÓ UMA PARTE DA VONTADE DE DEUS?

Infelizmente é comum para alguns irmãos se contentarem em fazer a vontade de Deus apenas parcialmente. Justificativas como falta de tempo, de preparo, de capacidade ou até mesmo de fé são utilizadas por estes irmãos para não cumprirem a vontade do Senhor disposta nas Escrituras ou até mesmo revelada em meio a uma oração, uma pregação da Palavra ou durante a leitura da Bíblia.
Talvez ainda mais sério seja o caso daqueles irmãos que não buscam realizar a vontade do Senhor completamente apenas pelo fato de acharem que o que fizeram, o esforço que empreenderam em cumprir uma parcela do que Deus falou já é mais do que suficiente; como se estivessem fazendo um favor a Deus em cumprir Sua palavra.
O Rei Saul, logo no início de seu reinado, agiu dessa forma, achou que bastava fazer parte do que Deus havia determinado por meio de Samuel.

O erro de Saul

Quando o profeta Samuel estava para ungir Saul como rei de Israel, lhe transmitiu as palavras de Deus para que o futuro rei as cumprisse. Disse Samuel: “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. ” (1Sm. 15. 1-3).
O, agora, Rei Saul, convocou duzentos e dez mil homens de seu povo e, após retirar os queneus (povo que havia usado de bondade com Israel), atacou a cidade de Amaleque e a destruiu inteiramente, porém “Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas... E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram. ” (1Sm. 15. 8-9).

Como queremos ser reis, governantes, de nossa vida, de nossa família, de nossa vida financeira e profissional se rejeitamos o único que pode nos guiar ...

Perceba que a motivação de Saul para poupar alguém ou algo não foi misericórdia, mas interesse, poupou o rei dos amalequitas porque representaria para ele um troféu de guerra e os animais e objetos porque tinham valor para ele e para o povo a quem queria agradar. 
Saul achou que já fizera bastante cumprindo parte da ordem de Deus para ele e quando questionado pelo Senhor através de Samuel sobre o porquê de não ter cumprido Suas ordens, Saul ainda foi capaz de retrucar a Deus: “Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.” (1Sm. 15. 20-21).

Buscar justificativas

Saul, após desobedecer a Deus, contestou a Sua palavra e por fim procurou comprar a benevolência divina por meio de ofertas. De fato, Deus não era Deus de Saul, apenas de Samuel, porque Saul rejeitara ao Senhor ao desobedece-lo. Porém, o Senhor que conhece o coração dos homens (Sl. 44.21), diante do pecado de Saul, já havia determinado “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. ” (1Sm. 15.11).
O profeta, inspirado por Deus, esclareceu a Saul: “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. ” (1Sm. 15.22) e revelou-lhe “Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. ” (1Sm. 15.23).
Sl. 100.2
Saul quis honrar a si mesmo e agradar ao povo, e rejeitou entregar as primícias de sua ação como rei ao Senhor, cumprindo apenas o que lhe agradava da palavra de Deus. Por isso foi rejeitado como rei por quem o alçou a este posto.
Como queremos ser reis, governantes, de nossa vida, de nossa família, de nossa vida financeira e profissional se rejeitamos o único que pode nos guiar a alcançar tal situação e sem o qual nada podemos fazer (Jo. 15.5)?
Lembremos que é “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue! ” (Jr. 48.10), pois devemos servir a Deus com inteireza de coração (1Rs. 9.4-5) e com alegria (Sl. 100.2), não a alegria de festas e comemorações improfícuas, mas a alegria da satisfação de estar servindo àquele que nos amou primeiro (1Jo. 4.19) e permanece de braços abertos para todo aquele que, mesmo com quedas e dificuldades, buscar seguir Suas palavras de todo o seu coração, de toda sua alma e de toda a sua força (Dt. 6.5).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe