Pular para o conteúdo principal

ESFORÇO INÚTIL

Deus sempre valorizou o esforço humano e o trabalho. Inúmeras passagens bíblicas enobrecem o trabalho humano e condenam a ociosidade pura e simples.  Deus ao criar o homem o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar (Gn. 2.15); Paulo vivia do seu trabalho porque não desejava ser pesado para os irmãos (2Ts. 3.8).
No entanto, o trabalho, a dedicação e o esforço a qualquer obra sem a presença do Senhor é completamente inútil, pois não é feito para a honra e glória do seu Santo Nome. (1Co. 10.31).
Encontramos no Salmo 127, versos 1 e 2 a afirmação de que: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Sl. 127 1-2) ”. Nesse texto encontramos muitas verdades, das quais quero destacar três:

Nossos esforços

A primeira verdade se refere ao esforço de construir algo, que no texto está representado por uma casa. “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Salomão, inspirado por Deus, nos revela que se não for o Senhor a edificar a nossa obra, todo e qualquer esforço que fizermos será inútil.
Jesus também afirmou essa verdade ao dizer “sem mim nada podeis fazer” (Jo. 15.5). Perceba que a afirmação do Senhor é mais abrangente e não se limita a figuração de uma casa, mas diz que nada podemos fazer sem Ele. Portanto, não poderemos querer construir uma casa, uma profissão, um relacionamento, uma missão, uma igreja sem a presença e a orientação do Senhor.
Mt. 7.26
E isso não significa dizer que é impossível obter conquistas na vida sem termos o Senhor em nossas vidas. Sim, podemos. Certamente conhecemos inúmeros casos de pessoas aparentemente prósperas e que fazem pouco caso de Deus. Lembremos do salmista que se questionava sobre o porquê do sucesso dos maus (Sl. 73. 1-16). 
O esforço baseado única e exclusivamente no poder do nosso braço pode sim nos trazer algo, porém não nos dá a verdadeira vitória. Veja que o salmista não diz que se o Senhor não edificar a casa os trabalhadores não poderão edifica-la, mas fala que esse esforço é vão. E a inutilidade desse esforço está também ligada à segunda parte do versículo, e a segunda verdade, que diz que “se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.
Porque muito maior do que o esforço que aqueles que estão sem Deus precisam dispender para construir algo em suas vidas é o esforço que farão para manter o conquistado. Grande parte das pessoas que aparentemente são prósperas no mundo vivem angustiadas e com medo, pois não estão sob o escudo do Senhor.

Vitórias e derrotas

De fato, tais pessoas passarão a vida, muitas vezes, entre grandes conquistas públicas e avassaladoras derrotas pessoais, porque construíram suas casas sobre a areia das ilusões mundanas. (Mt. 7.26-27).
Dessa forma será inútil levantar cedo e dormir tarde se esforçando para conquistar algo, não porque jamais conquistarão, na verdade alguns podem mesmo até alcançar seus objetivos, no entanto aquilo que se imaginava ser uma realização e a fonte da felicidade se mostra apenas um catalisador de problemas diferentes.
E aqui, repito, não me refiro apenas àqueles que almejam o sucesso financeiro, mas a todo aquele que deseja iniciar uma obra em sua vida, seja uma obra na vida pessoal, no relacionamento, na vida profissional e até mesmo na vida espiritual.
O que pode ser mais desprovido de sentido do que tentar seguir uma vida espiritual sem a presença daquele a quem devemos adorar em Espirito e em verdade? (Jo. 4.24).

Analisemos, pois de que lado queremos estar, do lado da benção ou da maldição...

Todo esforço, por maior que seja, em qualquer área de nossa vida, sem a presença de Deus se revela completamente inútil porque sempre nos trará resultados mentirosos, pois uma vez que aqueles que não são com Cristo são contra Ele (Mt.12.30), se buscamos uma obra sem sua Presença, buscamos a presença de quem é contra Ele, e este é o pai da mentira (Jo. 8.44).
Por outro lado, o texto ainda nos revela uma terceira verdade que diz que aos amados de Deus, Ele os dá vitória enquanto dormem, ou seja, alcançam sucesso em seus empreendimentos sem se esforçarem excessivamente e mantém suas conquistas em paz. E os amados de Deus são aqueles que cumprem as suas palavras. (Jo.15.10).
Analisemos, pois de que lado queremos estar, do lado da benção ou da maldição e escolhamos a benção de estar com Jesus para que a nossa vida esteja sempre bem (Dt. 30.19).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe