Pular para o conteúdo principal

QUANDO DISSEREM: JESUS ESTÁ AQUI

É muito conhecido, na Palavra de Deus, o alerta de Jesus a respeito dos falsos cristos e falsos profetas que surgirão nos últimos dias anteriores à volta do Senhor. Normalmente esse texto é relacionado, nos comentários bíblicos e nas pregações, unicamente com o surgimento de pessoas, enviadas pelo inimigo, querendo se passarem por Jesus em sua volta. No entanto, o texto que encontramos em Mateus capítulo 24, versículos 23 a 27 abrange um contexto muito mais amplo, vamos ao texto:
“Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. ” (Mt. 24. 23-27).

Os falsos profetas

Notamos que ao afirmar, no último versículo citado, que “assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem” (Mt. 24.27), Jesus está de fato falando a respeito do momento de Sua volta, no entanto, quando o Mestre nos fala que “surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mt. 24.24), o Senhor está ampliando o quadro e nos alertando para o fato de que antes de Sua volta gloriosa, falsos profetas operarão grandes prodígios e sinais para tentar enganar até mesmo os já eleitos pelo Senhor.
Mt. 24.27
Essas pessoas não se anunciarão como sendo o próprio Cristo em volta gloriosa, mas como profetas dEle e até mesmo serão capazes de operar sinais e prodígios grandiosos, os chamados “milagres”, mas serão lobos vestidos em pele de cordeiro (Mt. 7.15).
Surge então a pergunta: Como estas pessoas capazes de operar milagres buscarão “enganar até os escolhidos”? A resposta a essa pergunta é: pregando doutrinas antibíblicas, trazendo falsas doutrinas para as igrejas, doutrinas permissivas que contrariam a orientação da Palavra de Deus, trazendo fogo estranho para a Casa de Deus (Lv.10.1).
Infelizmente nossas igrejas são um campo fértil para esse tipo de enviado satânico em virtude da indolência de muitos irmãos que se contentam em ir aos cultos, sentar no banco da igreja por algumas horas para ouvir algumas palavras e não se dedicam ao estudo sério e minucioso da Palavra de Deus.
Tais pessoas são facilmente ludibriadas e levadas por todo vento de doutrina (Ef.4.14) que pessoas más intencionadas e com boa retórica lançam no seio da igreja.
Não podemos nos enganar achando que esses operários de Satã são encontrados apenas fora das igrejas, ao contrário, dentro das congregações eles buscarão lugar de destaque, pois desejam ser vistos e ouvidos pelo maior número de pessoas possível e não raramente estarão no púlpito corrompendo os irmãos.
E para tornar sua retórica mais convincente, serão capazes de operar prodígios como se um verdadeiro enviado de Deus fosse. Aliás a Palavra de Deus diz que o próprio Satanás é capaz de se travestir de anjo de luz (2Co.11.14).

Os enganos de hoje

Esses fatos não começarão a acontecer apenas a poucos momentos da vinda de Cristo, na verdade tudo isso já acontece agora.
Quando Jesus afirma que “se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis” também se refere àqueles que em suas reuniões de “milagres” afirmam que Cristo está com eles mas pregam doutrinas demoníacas sugerindo que Deus barganha dinheiro por bênçãos.
Muitos desses “mercadores de falsas bênçãos” são capazes de operar sinais e prodígios e utilizarão o nome de Jesus para encenarem esse festival de pirotecnia espiritual.
No entanto, Jesus já nos havia alertado sobre eles quando, se referindo ao dia do juízo, disse: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? ” (Mt. 7.22).

Infelizmente nossas igrejas são um campo fértil para esse tipo de enviado satânico em virtude da indolência de muitos irmãos...

Mas a resposta de Cristo para esses e para todos aqueles que amam ao Senhor apenas com os lábios mas mantém longe dEle o coração (Mt. 15.8) será: “nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. ” (Mt. 7.23).
Portanto, ao ouvir que Cristo está aqui ou ali, nessa ou naquela igreja, siga a recomendação do evangelista João quando escreveu: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. ” (1Jo. 4.1).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe