Pular para o conteúdo principal

A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - PARTE 1

Encontramos no Evangelho de Mateus (e também no de Marcos) um relato muito interessante a respeito de uma segunda multiplicação de pães e peixes que Jesus realizou. Lucas e João relatam apenas a primeira multiplicação. O texto de Mateus diz: “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho. Mas os discípulos lhe disseram: Onde haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão? Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete e alguns peixinhos. Então, tendo mandado o povo assentar-se no chão, tomou os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e estes, ao povo. Todos comeram e se fartaram; e, do que sobejou, recolheram sete cestos cheios. Ora, os que comeram eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mt. 15. 32-38).

Esse relato está repleto de significado. Por se tratar de um tema relativamente complexo proponho um estudo em duas partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé. Iniciemos então com uma análise desse relato bíblico:

Em primeiro lugar, evidentemente, ele é a descrição de um dos muitos milagres de Jesus que tinham por finalidade anunciar a chegada do Reino de Deus. Mas se observarmos o texto com atenção perceberemos a riqueza de revelações contidas nas simbologias das palavras.

A Compaixão de Jesus

O texto diz que Jesus teve compaixão da multidão (v. 32). O profeta Miqueias, no Antigo Testamento, no último capítulo de seu livro revela a vida do Messias e Seu reino de justiça e escreve: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” (Mq. 7. 18-19).

Mq. 7.19

Aliás foi o profeta Miqueias  que fez a revelação a respeito da cidade onde nasceria o Messias: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq. 5. 2). Aqui há inclusive a revelação da dupla natureza de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pois embora fosse nascer em Belém suas origens eram desde a eternidade. O próprio Jesus cita um texto de Miqueias (Mt. 10. 34-36) a respeito da divisão entre os homens em virtude da corrupção moral (Mq. 7.6).

O início do texto de Mateus revela então a identidade Messiânica de Jesus, Ele é o Senhor que voltara a ter compaixão de nós.

Os Três Dias

Porém o texto continua e Jesus revela o motivo da compaixão: “porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer” (v. 32). Veja, os três dias aqui remetem aos três dias que Jesus passou na sepultura (1Co. 15.3-4) antes da ressurreição. Cristo usou também essa simbologia quando, falando aos escribas e fariseus, afirmou que o único sinal que os daria seria o sinal de Jonas que havia passado três dias no ventre de um grande peixe (Mt. 12.40) e também quando disse a seus discípulos que destruiria o templo e o reconstruiria em três dias (Jo. 2.19). Jesus falava de Sua morte em favor de nós.

Esse texto ainda possui muitas revelações em seu conteúdo que quero abordar e nós as descobriremos na próxima postagem do blog Preceitos de Fé. Então, até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe