Pular para o conteúdo principal

AS MÁS CONVERSAÇÕES

Em uma extensa repreensão do apóstolo Paulo aos irmãos de Corinto, encontramos no capítulo 15, versículo 33 da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios a seguinte afirmação: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1Co. 15.33).

Os pecados da palavra

Se analisarmos bem, tal afirmação é válida para todo momento de conversação, pois bem sabemos que conversas mundanas, recheadas de malícia e más intenções terminam por corromper quem as incita e até mesmo que as presencia frequentemente.
Gn. 1.3
O apóstolo Tiago faz uma inspirada explanação sobre os males da língua (Tg 3.1-12), quando nos esclarece como é difícil e necessário refrear a própria língua. Tiago, chega a afirmar que “Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão” (Tg. 3.3).
A palavra é algo tão poderoso que Deus utilizou-se dela para sua criação: “Disse Deus: haja luz e houve luz” (Gn.1.3). O próprio Senhor Jesus é apresentado como A Palavra em Jo. 1.1: “ἐν ἀρχή ἦν λόγος” – No princípio era a palavra (verbo).
Jesus indica que pelas palavras que proferimos revelamos o que temos no coração (Mt.12.34), e o Rei Salomão chega a afirmar que a Palavra dita na hora certa é muito boa (Pv. 15.23). Portanto, fica muito claro que todo cristão sincero deve buscar sempre estar envolvido em boas conversações e evitar as más, pois devem abster-se de toda forma de mal (1Ts. 5.22).
No entanto, nesta reflexão quero me ater mais no ambiente em que Paulo proferiu tais palavras: o ambiente da igreja.

Uma mensagem à Igreja

Naquele momento Paulo se dirigia não aos que combatiam a Cristo, não aos que adoravam outros deuses, mas aos cristãos de Corinto.
Se lermos todo o capítulo 15 veremos que Paulo inicia falando da ressurreição de Jesus e da ressurreição dos mortos no dia da volta do Senhor e assevera que “alguns dentre vós afirmam que não há ressurreição de mortos” (1Co. 15.12), é quanto a estes que Paulo alerta aos cristãos sinceros para não se iludirem com más conversações, pois elas corromperiam seus bons costumes (1.Co. 15.33).
De fato, irmãos temos de tomar cuidado com aqueles que buscam trazer “fogo estranho” (Lv. 10.1) para dentro da Igreja. São costumes mundanos “adaptados” ao templo, conceitos estranhos à Palavra de Deus e até interpretações “contorcionistas” que são criadas para que aquilo que é condenado pela Bíblia seja aceito entre os irmãos.

A vida do cristão deve ser pautada no pensar, falar e agir de acordo com a palavra de Deus...

Devemos lembrar que nem todos em Israel são israelitas (Rm. 9.6), nem todos os que estão na igreja de fato estão com Cristo e quanto a estes o próprio apóstolo Paulo recomenda que não nos associemos a eles (1Co. 5.11).
Portanto, devemos estar alertas contra ideias estranhas às Escrituras dentro da Casa de Deus. Controvérsias inúteis, fofocas, a crítica pela crítica, ideias de divisão e que não busquem a união e o crescimento da igreja devem ser evitadas. Lembremos que o apóstolo Tiago alerta-nos que “onde há inveja e sentimento faccioso (de divisão) aí há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tg. 3.16).
A vida do cristão deve ser pautada no pensar, falar e agir de acordo com a palavra de Deus, por isso devemos evitar e até mesmo combater conversações que fujam a esses padrões dentro da Casa de Deus e até mesmo no nosso cotidiano fora da igreja, pois como alerta-nos o apóstolo dos gentios tudo o que fizermos, seja em palavra, seja em ação, façamos em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus pai. (Cl. 3.17).

Lembremos que os falsos profetas sobre os quais Jesus nos alertou em Mt. 7.15, nem sempre são líderes religiosos ou pessoas proeminentes, mas pode ser qualquer um de nós que deixar de viver em espírito (Gl. 5.16).  
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.   

Comentários

Compartilhe