Pular para o conteúdo principal

FALAR COM AUTORIDADE

Já ouvi por várias vezes algumas pessoas, indignadas com a iniquidade do mundo, afirmarem que quando Jesus, disse em Mt. 8.7, no caso da mulher apanhada em adultério, que aquele que estivesse sem pecado atirasse a primeira pedra, ninguém ousou atirar porque os que tentavam a Jesus naquele momento eram escribas e fariseus, religiosos, e que, portanto não poderiam se declarar publicamente sem pecado, pois isso pareceria soberba.
Já ouvi também que no mundo atual envolto na falsidade e no cinismo, se Jesus fizesse a mesma pergunta em uma situação semelhante, talvez surgisse alguém disposto a lançar a tal pedra, não em virtude de não possuir pecado, mas apenas para fingir-se puro.
Será mesmo que o fato de todos os que acusavam aquela mulher terem se retirado do local logo após Jesus ter pronunciado a sentença, se deve às características do público a quem ela foi proferida? Será que no mundo atual o resultado às palavras do Mestre seria diferente?

A autoridade de Jesus

É bom lembrarmos que Jesus é o verbo que tudo criou (Jo. 1. 1-3) que se esvaziou assumindo a forma de servo (Fp. 2.7).
Tendo isso em mente podemos entender que Sua palavra tinha poder divino e, sendo assim, quem poderia questioná-la? Jesus que mandava acalmar ventos e tempestades (Mc. 4. 35-41) que ressuscitava mortos apenas com a palavra (Jo.11. 36-45) que ao amaldiçoar uma figueira ela secou até as raízes (Mc. 11.12-14,20), certamente exercia poder irresistível onde quer que estivesse.
Jo. 14.10b
Mas, o que dava tal poder às palavras de Jesus? O evangelista Marcos nos esclarece no capítulo 1, versículo 22 do seu evangelho quando, relatando que em Cafarnaum Jesus foi ensinar na sinagoga, afirma que todos os presentes maravilhavam-se de sua doutrina, porque os ensinava com autoridade (Mc. 1.22).
Jesus não falava como um escriba ou um fariseu, não falava como um religioso, não falava como um erudito, não falava como um de nós. Jesus falava com autoridade. Não com a opressão, não com a proeminência social ou econômica, não com título e com poder dados pelo mundo, mas com a verdadeira e inquestionável autoridade. Jesus tem a autoridade que conquista-nos e nos transforma sem usar subterfúgios.
E o próprio Jesus é quem nos esclarece porque suas palavras tinham tamanha autoridade: “Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar” (Jo. 12.49). Jesus não falava de si mesmo, não falava de acordo com seus interesses, não usava simplesmente a lógica humana, mas Ele falava o que vinha do Pai.
Jesus ainda esclarece que “As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras” (Jo. 14.10). O motivo da autoridade das palavras de Jesus residia na origem de tais palavras: o Pai. Jesus possuía tal autoridade ao falar porque Ele e o Pai eram um (Jo. 10.30) e agindo Deus quem poderá impedir? (Is. 43.13).

A origem da verdadeira autoridade

É fácil pensarmos, então, que isso só era possível a Ele, que hoje em dia ninguém mais pode ter tal autoridade nas palavras, que não podemos repreender o mal, que as vezes temos mesmo que calar diante do erro, que precisamos nos conformar com o pecado nosso ou alheio, afinal Jesus era Deus.
No entanto o Senhor é tão maravilhoso que, no mesmo capítulo de João, se apressa em evitar esse nosso pensamento equivocado, pois afirma que aquele que crer nEle fará também as mesmas obras que Ele fez e outras maiores fará porque Ele estará junto do Pai (Jo. 14.12).

...tenhamos a certeza de que tudo o que falarmos ou pedirmos em nome de Jesus possuirá a verdadeira autoridade...

Para isso, evidentemente, é preciso estar em cristo e andar como Ele andou (1Jo.2.6) não apenas honrá-lo com os lábios (Is. 29.13) Mas ser uma nova criatura (2Co.5.17) se crucificar a cada dia (Gl. 5.24) e deixar Cristo viver em nós (Gl.2.20).
Você quer ter poder nas Palavras? Não falo de uma retórica bonita, porque essa, sem conteúdo, voa ao sabor do vento, mas falo de palavra poderosa. Quer possuir a verdadeira autoridade? Lembre-se que Deus nos deu o poder de sermos chamados Seus filhos (Jo. 1.12) de pisarmos serpentes e escorpiões (Lc. 10.19) e de ligarmos no céu tudo o quanto ligarmos na terra (Mt. 16.19), basta nos ligarmos a Ele e nEle permanecermos (Jo. 15.4), pois sem Ele nada poderemos fazer (Jo. 15.5).

Por isso, se seguirmos o exemplo do Mestre e nos submetermos ao Senhor (Tg 4.7) tenhamos a certeza de que tudo o que falarmos ou pedirmos em nome de Jesus possuirá a verdadeira autoridade, pois o Pai será glorificado no Filho (Jo.14.13).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.    

Comentários

  1. Parabéns pelo belíssimo texto, vc foi inspirado por Deus
    Ao escreve-lo.
    Deus o abençoe 🙌

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe