Pular para o conteúdo principal

PEDRO E JUDAS, UMA LIÇÃO SOBRE O ARREPENDIMENTO

A Palavra de Deus conta-nos que dois discípulos pecaram contra Jesus: Judas O traiu, Pedro O negou por três vezes.

Os pecados de Pedro e Judas

Embora se tratem de pecados diferentes, com diferentes consequências e motivações, devemos observar que ambos, Judas e Pedro, se sentiram desgostosos após praticá-los.
Judas, reconhecendo que havia pecado, tentou devolver as moedas que havia recebido para entregar
Pv. 28.13
Jesus aos principais sacerdotes e anciãos (Mt. 27. 4-5). Pedro ao ouvir o cantar do galo, saiu do pátio do sumo sacerdote, onde Jesus estava sendo falsamente acusado, e chorou amargamente (Mt. 26.75).
Ambos permaneceram em seus pecados até serem despertados por algum evento que abriu seus olhos: Judas, despertou para o pecado que cometera ao perceber que Jesus havia sido condenado. Pedro despertou ao ouvir o cantar do galo, sobre o qual Jesus havia falado.
No entanto, as semelhanças entre as atitudes dos dois discípulos ao pecarem contra Jesus param por aí. Ao perceberem seus pecados contra o Mestre Judas e Pedro têm atitudes opostas.
Judas sente remorso (Mt. 27.3) Pedro chora amargamente demonstrando arrependimento (Mt. 26.75).
Judas, por ter sentido remorso, e não o verdadeiro arrependimento, procura consertar o erro do seu jeito: recorre à Lei e afirma ter traído sangue inocente (Dt.19.13), devolvendo as moedas que recebera e saindo dali para se enforcar e, dessa forma, entregar vida por vida (Ex. 21.23).
Pedro, apesar de reconhecer o terrível pecado que cometera e chorar muito, não quis resolver tudo do seu jeito, nem recorreu ao legalismo da letra que mata (2Co.3.6), mas recorreu à graça e ao perdão do espírito que vivifica (2Co. 3.6).

A atitude de Pedro

Pedro após ter negado Jesus, mesmo tendo afirmado ao próprio Mestre que o seguiria até na morte, se fosse necessário, reconheceu sua pequenez, se arrependeu profundamente e, ao contrário de Judas que entregou seu corpo para a morte, entregou-se para a vida e decidiu assumir a missão dada por Cristo, após a ressurreição, de pregar o evangelho por todo o mundo e a toda a criatura (Mc.16.15).
Apesar de ter negado Jesus e ser conhecedor da perseguição dos Judeus contra os seguidores de Cristo, Pedro estava presente junto aos demais discípulos quando o Mestre apareceu ressuscitado. (Jo. 20.19) e após a Ascensão de Cristo perseverava em oração junto aos demais e a família de Jesus (At. 1. 12-14).
Talvez Judas também pudesse estar lá, mas ele sentiu remorso e não arrependimento, ele quis dar o seu jeito para resolver tudo, esquecendo-se de que sem Cristo nada podemos fazer (Jo. 15.5), ele se prendeu aos grilhões da Lei, ele escolheu a morte.

Se, além do arrependimento, houver algo mais que devamos fazer para corrigir o ato impensado roguemos então ao Senhor que nos guie...

Pedro buscou em Cristo e nos irmãos de fé forças para seguir em frente. Pedro se arrependeu e escolheu permanecer com Cristo.
Percebemos, então, que não importa a gravidade do pecado que cometemos, mas sim o que escolhemos fazer depois que percebemos a transgressão.
Se optamos por esconder nossos pecados ou buscamos resolve-los do nosso jeito, estamos buscando a morte, pois bem sabemos que aquele que esconde suas transgressões jamais prosperará (Pv. 28.13) e que o salário do pecado é a morte (Rm. 6.23).
Porém, se nos arrependemos sinceramente Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados (1Jo.1.9) e ao confessarmos nossos erros e os deixarmos alcançaremos misericórdia (Pv. 28.13).

Se, além do arrependimento, houver algo mais que devamos fazer para corrigir o ato impensado roguemos então ao Senhor que nos guie pela vereda da justiça por amor ao Seu nome (Sl. 23.3), pois está nele, e só nele, o querer e o efetuar (Fp.2.13).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. Muito edificante! Continue assim isto é uma grande bênção.

    ResponderExcluir
  2. Lindomar de lima .so o arrependimento.salva.e so podemos nos arrepender quando enchergamos os nossos pecados.pois não estaremos mais inocentes.e o salário do pecado é a morte.mais nunca esquecendo.que sem Jesus Cristo nada posso.e meu arrependimento não passara de palavras ao vento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, de fato, sem Jesus nada podemos fazer (Jo. 15.5). Toda honra e toda glória ao Senhor. Fique na Paz.

      Excluir
  3. Muito obrigado me ajudou bastante que Deus abençoe em o nome de Jesus

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOA SUA COMPARAÇÃO ENTRE AS ATITUDES DOS DOIS DISCÍPULOS. DE FATO, JUDAS , POR MAIS QUE JESUS DEU TODAS AS OPORTUNIDADES PARA QUE ELE SE TRANSFORMASSE E ENTENDESSE A VERDADEIRA PROPOSTA DE JESUS, O QUE ELE FEZ FOI SE AFUNDAR MAIS E MAIS NAS COISAS MUNDANAS. ELE SIMPLESMENTE NÃO ENTENDEU O PROPÓSITO DE JESUS E POR ISSO ACABOU POR SUCUMBIR. ENQUANTO PEDRO, COM TODA SUA IMPETUOSIDADE, PROVOU SER UM CONHECEDOR DA PROPOSTA DO REINO DE DEUS E SE ARREPENDEU AMARGAMENTE O QUE LHE PROPORCIONOU A TRANSFORMAÇÃO. E É EXATAMENTE ISSO QUE DEUS QUER DE NÓS: NOSSA CONVERSÃO DE UMA VIDA DE PECADO PARA UMA VIDA SANTIFICADA. GRAÇA E PAZ IRMÃOS EM CRISTO

    ResponderExcluir
  5. Que Cristo Jesus continue te iluminando e ispirando. A Paz

    ResponderExcluir
  6. Boa noite a todos!

    Judas também iria receber perdão, ele chorou amargamente no seu íntimo e sentiu remorço pela sua má ação.

    Mateus 27: 3 e 4.

    Quando o homem chora amargamente de qualquer pecado seu coração se torna como a de uma criança.


    www.unitt.com.br

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa mensagem edificante que possamos sempre recorrer a Jesus Cristo só ele pode resolver nossas causas e nos dar o perdão.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicação, edificante, Deus abençoe e continue te usando através do espirito santo de Deus!

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe sua vida , uma bela reflexão sobre a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esclarecedor entre Judas e Pedro

    ResponderExcluir
  11. Saudações em Cristo Jesus, Irmãos! Material rico e bastante elucidativo. Obrigado por partilhar. É curioso que se tome a atitude de Judas como fruto de remorso e a de Pedro como produto do arrependimento. Alguns dicionários vêem "o remorso como arrepedimento; sentimento de culpa; sensação de mal-estar, de angústia de uma falha ou erro cometido contra alguém." Parece-me que as atitudes dos discípulos reflectem uma angústia profunda pelo acto irreversível praticado contra o Mestre. Tanto um, como outro foram veículos que conduziram Cristo à condenação. Judas, particularmente, foi quem vendeu Cristo. Pedro apenas negou Cristo. Portanto, me parece expectável que o primeiro tenha se frustrado perdidamente e, sem apoio emocional, tenha, por último, optado pelo suicídio. O que levou Judas a este extremo? Será que a sua alma não foi perdoada? Tanto um, como o outro foram veículos importantes para o cumprimento da profecia e do perdão da humanidade. Como Deus faria justiça ao caso, se ambos apresentados no juízo final?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe