Pular para o conteúdo principal

O AMOR DE PEDRO

A Palavra de Deus relata que, quando ressuscitado, Jesus, após ter feito uma refeição, perguntou a Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ao que Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Jesus então completou: apascenta os meus cordeiros. (Jo. 21.15).
Logo em seguida Jesus tornou a perguntar: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro mais uma vez responde: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Jesus então diz: Pastoreia as minhas ovelhas.
Em seguida, pela terceira vez Jesus pergunta a Pedro: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro, entristeceu-se por Jesus estar perguntando pela terceira vez se ele o amava, e respondeu: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus, então lhe diz: Apascenta as minhas ovelhas.

O profundo significado

À primeira vista esse texto parece relatar que Jesus estava apenas insistindo na repetição de uma pergunta, no entanto quando o lemos na língua em que foi escrito, o grego, vemos que as indagações de Jesus a seu discípulo tinham um significado muito mais profundo.
Jo. 21.16
Para compreendermos este texto é importante sabermos que na língua grega há três palavras que significam amor: ἀγάπη (Ágape), que significa o amor divino, sacrificial, que se doa por completo a pessoa amada; φιλέω (Filéo), o amor de amigos; e ἔρος (Éros), o amor carnal, de desejo ardente.
Quando Jesus pergunta pela primeira vez a Pedro se ele ama-o, o Senhor usa a palavra ἀγάπη (Ágape), indagando, na verdade, se Pedro lhe amava de tal forma que seria capaz de dar a própria vida por amor ao Seu nome. Pedro, ao responder que amava-o, usa a palavra φιλέω (Filéo), afirmando que não possuía tão grande amor em seu coração, mas apenas um amor de amigo, um amigo muito querido, é verdade, mas não o amor sacrificial e sublime sobre o qual Cristo perguntava.
Ao perguntar pela segunda vez a Pedro se ele amava-o Jesus usa a mesma palavra anterior: ἀγάπη (Ágape) e Pedro, mais uma vez responde que não era capaz de possuir amor tão grande e, em sua resposta usa a palavra φιλέω (Filéo).
Aqui é importante lembrar que antes de Jesus ser preso e levado ao Sinédrio (Jo. 18.1-14) Pedro havia afirmado que por Ele seria capaz de dar a própria vida (Jo.13.37), mas, como o Mestre havia revelado (Jo. 13.38), no momento de Sua prisão, aquele discípulo negou a Jesus por três vezes (Jo. 18. 15-27).
Por esse motivo Jesus faz a pergunta sobre o amor de Pedro por Ele três vezes e na terceira vez Cristo usa a palavra φιλέω (Filéo). Pedro se entristece porque Jesus faz a pergunta sobre o amor três vezes e, possivelmente, também porque achou que na terceira vez o Mestre reduziu Sua expectativa sobre o amor do discípulo por Ele. Jesus não perguntara mais sobre o amor ágape, mas sobre o filéo.

O que Jesus espera de nós

No entanto, Aquele que não julgou usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo (Fl. 2. 6-7) e que ensinou que quem quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos (Mc. 9. 35) não estava exigindo demais de Pedro e nem tinha se decepcionado com ele.
Jesus conhecia a fraqueza do homem, mas estava dando a Pedro a oportunidade de, ao contrário do que fez antes de Sua prisão e crucificação (Jo. 13.37), declarar sua total dependência do Senhor e de se humilhar perante Deus, pois, como afirma as Escrituras aquele que se humilhar na Sua presença será exaltado (Tg.4.10).

O Senhor conhece nossas imperfeições e não espera que sejamos perfeitos para participarmos de Sua obra...

Ao declarar na presença de Cristo por três vezes que não possuía o amor sacrificial que julgava ter, Pedro certamente também alivia um peso que trazia em sua mente, pois, após negá-lo, não havia tido ainda a oportunidade de falar com Ele sobre o assunto.
Jesus efetuou ali uma cura psicológica em Pedro, aliviando-o da dor da culpa ao mostra-lhe que sabia que o discípulo ainda não era capaz de amor tão grande, mas o amava mesmo assim.
No entanto, Jesus é muito mais que um psicólogo e vai além. Ao perguntar a Pedro se ele o amava de forma sacrificial, mesmo tendo como resposta apenas um amor de amigos, Jesus pede para que o discípulo apascente e pastoreie seus cordeiros e suas ovelhas e repete esse pedido nas três vezes. Jesus não esperava a perfeição de Pedro, queria apenas o seu amor, o amor que ele fosse capaz de dar, ainda que não fosse um amor ágape.
O Senhor conhece nossas imperfeições e não espera que sejamos perfeitos para participarmos de Sua obra, afinal foi Ele que nos escolheu e não nós a Ele (Jo.15.16). O senhor conhece que o caminho do justo vai brilhando aos poucos, mais e mais até ser dia perfeito (Pv. 4.18), Ele quer apenas que sejamos humildes, que reconheçamos que sem Ele não temos força, nem conhecimento, nem poder, nem autoridade e nada podemos fazer (Jo. 15.5) e que tenhamos amor, mesmo ainda vacilante, mas amor verdadeiro, pois quem não ama não pode conhecer a Deus (1Jo.4.8).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.   

Comentários

  1. Só Jesus para ter um amor ágape por nós <3 a sinceridade de Pedro, certamente fez toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente irmã. Só Jesus pode nos amar como Ele nos ama, e devemos, assim como fez Pedro, nos portar sempre com sinceridade diante de Deus, reconhecendo nossas limitações, mas buscando sempre estar com Ele. Fique na Paz do Senhor.

      Excluir
  2. é verdade, jesus sabe que o ser humano é fraco de espirito mais ele no ama mesmo assim

    ResponderExcluir
  3. Muito proveitoso esse comentário (explicação) Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É de fato um bom texto e de muita verdade. Vou repetir algumas coisas nesse comentário:
    Destaco a evolução da humildade e sinceridade de Pedro. Humildade essa que Jesus afirma fundamental para estar no Reino de Deus, além de estar, se tornar MAIOR por causa da humildade Mateus 18:3. Antes da negação, Pedro, prepotente como muitos hoje que afirmariam que fariam diferente se vivessem na época de Jesus, diz que fará isso, isso e aquilo, e mais ainda... mas chegando na hora da provação, murcha...
    Nem Pedro vendo o que viu, estando com o Cristo, conseguiu ter o amor máximo... imagine nós... é preciso ser sincero consigo mesmo e com Deus, para assim crescer de fato no Caminho e na graça de Deus. No lugar de se ver como o ápice da fé, tentar se enxergar no lugar do jovem rico, de Pedro, dos religiosos que insistiam negar o que estavam vendo na época, e até mesmo se por no lugar de judas. Só assim para entender que sempre precisaremos da misericórdia de Deus e do perdão de Deus e lembrar do: "Os misericordiosos alcançarão a misericórdia". Paz e graça a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe