Pular para o conteúdo principal

EXISTE TÉCNICA PARA ADORAR A DEUS?

A Palavra de Deus nos relata no Segundo Livro dos Reis que o Rei da Assíria, após tomar Samaria e de lá retirar os israelitas e exila-los nas cidades dos medos (2Rs. 17.6), decidiu repovoa-la e para isso “trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades. ” (2Rs. 17.24).
1Sm. 15.22
Porém, leões atacaram a nova população de Samaria, matando algumas pessoas. O rei da Assíria, povo pagão que adorava diversos deuses, concluiu que “As gentes que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria não sabem a maneira de servir o deus da terra; por isso, enviou ele leões para o meio delas, os quais as matam, porque não sabem como servir o deus da terra. ” (2Rs. 17.26)
Salmaneser, rei da Assíria, não compreendia que o Senhor, Deus de Israel, não era apenas mais um deus de pedra, feito por mão de homens como os deuses assírios, mas o único Deus verdadeiro e, em virtude dessa ignorância, imaginou que bastaria ensinar ao povo técnicas de adorar ao “deus da terra” para que Samaria fosse protegida de todos os males.

Tentando ensinar a adorar

Pensando dessa forma, Salmaneser ordenou que fosse levado a Samaria um dos sacerdotes israelitas que ele houvera exilado para que este ensinasse aos “novos samaritanos” a adorar ao Senhor. (2Rs.17.27).
Sob ordens do rei assírio “Foi, pois, um dos sacerdotes que haviam levado de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinava como deviam temer o SENHOR. ” (2Rs. 17.28).
No entanto, para adorar ao Senhor não basta aprender algumas técnicas, decorar orações ou praticar rituais; os verdadeiros adoradores são aqueles que sabem adorar ao Senhor em espírito e em verdade (Jo. 4.24), não se adora a Deus apenas com o intelecto ou mecanicamente e por isso aquele povo pagão que havia sido transportado pelos assírios para Samaria não entendia como adorar ao Deus verdadeiro.
Apegados às suas tradições e aos cultos mágicos a seus deuses de pedra, os novos habitantes de Samaria construíram na cidade os seus ídolos: “Os de Babilônia fizeram Sucote-Benote; os de Cuta fizeram Nergal; os de Hamate fizeram Asima; os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos a Adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.” (2Rs.17.30-31).
Aqueles povos prestavam culto ao Senhor (2Rs. 17.32-33), como lhes ensinava o sacerdote israelita, mas também adoravam os falsos deuses de suas tradições, contrariando o próprio Deus que nos orienta: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. ” (Dt. 6.4).

...para adorar ao Senhor não basta aprender algumas técnicas, decorar orações ou praticar rituais; os verdadeiros adoradores são aqueles que sabem adorar ao Senhor em espírito e em verdade 

Eles adoravam ao Senhor, mas não com inteireza de coração (2Cr. 19.9), estavam divididos entre o Deus verdadeiro e os deuses de pedra de suas tradições e assim desprezavam o mandamento divino que estabelece: “Não terás outros deuses diante de mim Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto” (Ex. 20. 3-5).

A ineficiência da técnica

Os novos habitantes de Samaria, mesmo tendo um sacerdote israelita a ensina-los como adorar ao único Deus verdadeiro, persistiam em seus costumes e “temiam o SENHOR e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos e os filhos de seus filhos, até ao dia de hoje. ” (2Rs. 17.41).
Não adianta querer ensinar fórmulas prontas de adoração, é inútil decorar orações e práticas ritualísticas para agradar ao Senhor porque Ele é um Deus vivo e não está interessado em palavras ou ações mortas, pois como nos orienta o profeta Samuel “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. ” (1Sm. 15.22).
Adorar a Deus não deve ser apenas uma ação isolada em nossa vida, não é algo que decoramos e repetimos exaustivamente até se tornar mecânico. Adorar a Deus é viver a Sua vontade, é verdadeiramente fazer, como diz Paulo, Cristo viver em nós. (Gl. 2.20).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...como nos orienta o profeta Samuel “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. ” (1Sm. 15.22).
      Adorar a Deus não deve ser apenas uma ação isolada em nossa vida, não é algo que decoramos e repetimos exaustivamente até se tornar mecânico. Adorar a Deus é viver a Sua vontade, é verdadeiramente fazer, como diz Paulo, Cristo viver em nós. (Gl. 2.20).
      Exatamente isto!

      Excluir
    2. Amém irmã. Toda honra e toda glória ao Senhor. Fique na Paz.

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe