Pular para o conteúdo principal

SER PERFEITO

Encontramos no Evangelho de Mateus a seguinte afirmação de Jesus: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste” (Mt. 5.48). Ordenança semelhante encontramos no livro de Deuteronômio: “Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. ” (Dt. 18.13).
Mt. 5.48
Porém podemos, sinceramente, nos perguntar: Nós que viemos do pó e a ele voltaremos (Gn. 3.19), que carregamos conosco o fardo do pecado original podemos alcançar a perfeição de nosso Criador?
É evidente que jamais a criatura pode ser perfeita como é o Criador, no entanto isso não significa que os textos citados consistem em alguma contradição bíblica.

A chave da questão

A chave da questão encontramos ao analisarmos os textos citados nas línguas hebraica e grega que são as bases das nossas traduções do Antigo e do Novo Testamento respectivamente.  
No texto de Deuteronômio a palavra hebraica que foi traduzida como “perfeito” é תמים (tâmiym) que, embora possa ser entendida como “perfeito”, também significa “inocente”, “inteiro”, “completo”.

É evidente que jamais a criatura pode ser perfeita como é o Criador, no entanto isso não significa que os textos citados consistem em alguma contradição bíblica.

Ao observarmos o contexto em que se encontra o versículo percebemos, a partir do versículo 9, um alerta para que o povo de Deus não buscasse adivinhos e feiticeiros como faziam os povos das nações que Ele estava entregando a Israel. Nesse contexto a palavra hebraica תמים se refere mais a ausência de culpa, a inocência, ou seja, ao fato de que o povo de Deus não deveria se tornar culpado por se envolver em práticas abomináveis ao Senhor.
No texto de Mateus 5.48 a palavra grega que foi traduzida por “perfeito” é τέλειος (Téleios) que, embora possa ser entendida como “perfeito”, também significa “completo”, “terminado”.
Ao observarmos o contexto em que se encontram essas palavras de Jesus, a partir do versículo 43, percebemos que o Mestre está complementando e esclarecendo o mandamento de amar ao próximo e, nesse contexto a palavra τέλειος se aproxima mais do sentido de cumprir o mandamento completamente, ou seja amar a todos e não apenas aos amigos.

O que o Senhor espera de nós?

O Senhor não espera de nós perfeição igual a dEle. Deus conhece as nossas limitações. O que Ele espera é que evitemos nos contaminar com o pecado e que cumpramos os seus mandamentos por inteiro e não apenas o que nos interessa, afinal devemos todos andar no temor do Senhor com fidelidade e inteireza de coração (2Cr. 19.9).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. Meu comentário è ! onde foi encontrado as siglas que falam lá segundo texto... (tamiym)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz irmão. Não sei se entendi bem o seu comentário, mas acho que o irmão está perguntando onde está na Bíblia a "sigla" tamiym. Na verdade não é uma sigla mas a transliteração (forma de se pronunciar) da palavra hebraica que foi traduzida para o português como "perfeito". Como o irmão deve saber o Antigo Testamento foi escrito em hebraico (e algumas partes em aramaico) e o Novo Testamento que serve de base para todas as traduções que temos hoje, em Grego. Dessa forma no versículo 13 do capítulo 18 de Deuteronômio onde encontramos na língua portuguesa "Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus", a palavra "perfeito" no hebraico é תמים que se pronuncia "tamiym". Respondi sua dúvida? Espero que possa ter ajudado. Obrigado pela participação, se houver mais alguma dúvida fique à vontade para postar aqui. Continue firme com Jesus, buscando o conhecimento da Sua Palavra. Fique na Paz.

      Excluir
    2. Nooooossa fico fascinada com tanto conhecimento, gostaria de estar lá no meio de todos àqueles pergaminhos.
      A bíblia é fascinante.
      Eu amo Jesus, eu amo ouvir e aprender a palavra de Deus

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe