Pular para o conteúdo principal

JESUS HOMEM

Infelizmente algumas pessoas, embora confessem crer que Jesus é nosso salvador, utilizam-se da divindade de Cristo para justificar as próprias fraquezas.
Ao serem advertidas, pela Palavra, de que devem andar como Jesus andou (1Jo. 2.6) alegam que Jesus, por ser Deus, é um padrão de comportamento muito “elevado” para tentarmos alcançar. Dessa forma professam uma espécie de docetismo escusatório.

Jesus, o homem

Hb. 4.15
No entanto, apesar de Jesus ser plenamente Deus, quando esteve no meio de nós Ele também foi plenamente humano e as Escrituras estão repletas de comprovação desse fato.
Jesus possuía a mesma natureza física que nós, Ele sentia fome (Mt. 4.2) e cansaço (Jo. 4.6). Cristo também possuía as mesmas características psicológicas que é possível a qualquer homem: Ele amava (Jo. 13.23), sentia alegria (Jo. 15.11), ficava indignado (Mc. 3.5).

Jesus não foi uma aparição de Deus, mas a Sua encarnação entre nós.

A epístola aos hebreus, falando a respeito de Jesus, nos afirma que “ não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. ” (Hb. 4.15). Sim Ele conhece as nossas dores, Ele viveu os nossos sofrimentos.
Jesus não deixou de ser Deus para se tornar homem, porém se esvaziou da forma divina (Fp. 2.7) e assumiu a carne humana (Jo. 1.14), pois a Graça de Deus por meio de um só homem haveria de ser abundante para muitos (Rm. 5.15). Jesus não foi uma aparição de Deus, mas a Sua encarnação entre nós.

Ele está perto de nós

Por que então insistimos em enxerga-lo distante? Algumas correntes religiosas colocam até intermediários entre nós e Deus, porém Se Jesus é Deus e foi homem como nós, por que precisamos de intermediários?
Jesus Cristo homem carregava em seu organismo material genético de sua mãe, Maria, Ele nasceu, cresceu e morreu, assim como acontece com todos nós.
Jesus, embora Deus, não está distante de nós, Ele conhece nossas dores e aflições porque se fez a semelhança de nós (Fp. 2.7). Precisamos agora, por meio da fé e da vivência de Sua Palavra nos transformarmos a semelhança dEle. (Ef. 5.1-2).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe