Pular para o conteúdo principal

FÉ E FIRMEZA

Encontramos no livro de Êxodo o relato de uma batalha entre o Rei Amaleque e os israelitas quando estres ainda estavam no deserto sendo guiados por Moisés rumo à terra prometida.
O texto diz que enquanto Josué comandava os homens de Israel na peleja, Moisés, Arão e Hur subiram a um monte e lá permaneceram. (Ex. 17.9-10).
Moisés havia levado com ele o bordão de Deus (Ex. 17.9) e, de cima do monte, quando ele levantava sua mão os israelitas prevaleciam conta o exército dos amalequitas, porém quando Moisés abaixava sua mão eram os amalequitas que prevaleciam sobre Israel. (Ex. 17.11 ).

As mãos firmes de Moisés

O texto bíblico então diz: “Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol.” (Ex. 17.12).
A beleza do texto bíblico está também no fato de que ele traz revelações até mesmo na estrutura narrativa dos relatos.

A fé, de fato, necessita ser algo firme, não vacilante...

Hb. 11.1
Ao lermos esse texto de Êxodo na língua original em que foi escrito, o hebraico, percebemos que a palavra que foi corretamente traduzida no contexto por “firmes” (ao relatar que as mãos de Moisés ficaram firmes) é אֱמוּנָה (emunâh) cujo significado é: Fé.
A fé, de fato, necessita ser algo firme, não vacilante como estavam os braços de Moisés antes de serem apoiados por seus companheiros de jornada. Se não há firmeza, se a fé não é constante e oscila entre maior e menor firmeza a nossa vida também oscilará entre vitória e derrota.

A fé deve ser firme

O escritor de Hebreus define fé como “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. ” (Hb. 11.1). Veja, fé é certeza, é convicção. Fé é firmeza.
O texto de Êxodo relata que após os braços de Moisés estarem firmes até o pôr do Sol “Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada” (Ex. 17.13).
Após אֱמוּנָה (emunâh) Israel obteve a vitória. Da mesma forma ocorre em nossas vidas pois bem sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. (Hb.11.6).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe