Pular para o conteúdo principal

NÃO SE ASSOCIE COM O INIMIGO

A Palavra de Deus nos relata que Josafá, filho de Asa, reinou em Judá após a morte de seu pai. (2Cr. 17.1). O texto bíblico nos conta que o coração de Josafá tornou-se ousado em seguir os caminhos dos Senhor (2Cr. 17.6) e que Deus permaneceu com ele. (2Cr. 17.3).
Mesmo sendo abençoado por Deus que confirmou o seu reino (2Cr. 17.5) e o favoreceu com glórias e riquezas em abundância (2Cr. 18.1), Josafá foi repreendido pelo Senhor, pois errou ao aceitar o convite de Acabe (2Cr. 18.3), rei de Israel, com o qual havia se aparentado (2Cr. 18.1).

A repreensão de Deus

Sl. 1.1
Por intermédio de um vidente (הַחֹזֶה em hebraico), Deus repreendeu a Josafá: “Devias tu ajudar ao perverso e amar aqueles que aborrecem o SENHOR? Por isso, caiu sobre ti a ira da parte do SENHOR. ” (2Cr. 19.2).

A repreensão de Deus a Josafá serve de alerta a todos nós que estamos de alguma forma na obra de Deus e que, por vezes, achamos que tudo o que fazemos é correto e que tudo tem a aprovação de Deus.

O rei estava conduzindo seu reinado conforme havia andado Davi em seus primeiros caminhos (2Cr. 17.3), porém o Senhor não hesitou em repreendê-lo quando se desviou, pois Ele repreende a quem ama (Pv. 3.12).
Josafá não havia atentado para a orientação de Deus que diz nos Salmos: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ” (Sl. 1.1) e decidira ajudar ao rei Acabe em uma batalha.
A repreensão de Deus a Josafá serve de alerta a todos nós que estamos de alguma forma na obra de Deus e que, por vezes, achamos que tudo o que fazemos é correto e que tudo tem a aprovação de Deus. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”, nos alerta Paulo em sua primeira epístola aos coríntios.

Os avisos de Deus

Porém, Deus, para nos ajudar, sempre nos avisa de alguma maneira antes de cairmos no erro e assim também ocorreu com Josafá que foi alertado pelo profeta Micaías de que aquela batalha não seria vitoriosa (2Cr. 18. 17-27).
Por não ouvir o aviso prévio do Senhor por intermédio do Profeta, Josafá foi repreendido por Deus que se irritou muito com ele.
Devemos ficar atentos aos alertas que Deus sempre nos dá quando começamos a nos desviar do caminho e evitamos insistir no erro, ao contrário devemos rapidamente pedir perdão ao Senhor e retornarmos à vereda dos justos (Pv. 4.18), porque, como nos lembra o escritor de Hebreus, triste coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb. 10.31).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe