Pular para o conteúdo principal

A VERDADE SOBRE A MENTIRA

Penso que todo cristão concorda que mentir não é um ato digno para qualquer ser humano. Até mesmo os não cristãos também creem nessa afirmação, no entanto, o que de fato é mentir? Qual o conceito mais correto sobre mentira?
Certamente, um conceito válido e, provavelmente, o que vem primeiro à mente da maioria de nós é: mentira é algo irreal, contar mentira é relatar algo que não aconteceu ou que não foi dito, como se fosse verdade.

O conceito de mentira

De fato, trata-se de um conceito válido, no entanto, estaria ele completo? Se considerarmos a mentira apenas como algo irreal, estaríamos afirmando, por exemplo, que as parábolas de Jesus foram mentiras, o que é um absurdo. Se considerarmos que mentira é algo irreal contado como se fosse verdade, ainda assim não estaríamos abrangendo todo o significado da palavra mentira, pois há casos em que algo irreal, contado como se fosse verdade, não é necessariamente uma mentira.
1Jo. 1.6
Por exemplo, em um acidente de automóvel na estrada, em que várias pessoas testemunham os fatos, cada pessoa relatará tais fatos de uma forma diferente, pois cada um viu de um determinado ângulo, interpretou de determinada maneira. É possível que alguns detalhes relatados nem tenham ocorrido, mas não são, necessariamente, mentiras.
Mentira seria, então, algo irreal, transmitido como real, na intenção de enganar. O relato irreal, dessa forma, precisa ter a intenção de enganar, portanto precisa de uma ação maliciosa de quem a cria, para ser mais propriamente qualificado como mentira.
Sendo assim, aquele “recadinho” que mandamos dizer ao vendedor na porta, de que não estamos em casa, quando estamos; aquela historinha que contamos ao chefe para justificar o atraso, quando na verdade nós é que acordamos mais tarde, e tantas outras “desculpazinhas”, tudo isso é mentira. E como nos alerta o apóstolo João, aquele que mente é do diabo, pois ele é o pai da mentira (Jo. 8.44) e Paulo, escrevendo aos Efésios nos exorta a deixarmos a mentira e falar a verdade (Ef.4.25).

A Palavra de Deus

Mas, se o conceito de mentira que dei parece amplo, a Palavra de Deus deixa claro que na verdade, mentira vai muito além de contarmos inverdades. Davi, no Salmo 4, verso 2 indaga até quando os homens amarão a vaidade e buscarão a mentira (Sl. 4.2) mostrando que àqueles que se confiam na vaidade da beleza, da riqueza, da força, da própria sabedoria, também são mentirosos. E confirma essa verdade quando no Salmo 40 diz que é bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os soberbos nem para os mentirosos (Sl. 40.4).

...mentir é negar a Deus em nossas palavras, atos ou pensamentos

Tais pessoas são mentirosas porque negam a suficiência da verdade, Cristo Jesus, e buscam satisfazer os apelos da concupiscência do mundo (1Jo. 2.16).
No Salmo 62, Davi inclui também no rol dos mentirosos àqueles que buscam agradar quando estão na presença de alguém, no entanto, maldizem quando tal pessoa está ausente. Aquilo que comumente chamamos de bajulação. (Sl. 62.4).
Paulo ainda acrescenta entre os mentirosos àqueles que se entregam à lascívia, desonrando seus corpos, mudando a verdade de Deus em mentira (Rm. 1.24-25).
Dessa forma, mentir, no olhar de Deus é muito mais que contar inverdades. O apóstolo João, inspirado por Deus, resume primorosamente o que é mentir na visão do Senhor: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”.

Portanto, mentir é negar a Deus em nossas palavras, atos ou pensamentos e devemos lembrar que naquele dia ficará fora da Cidade Santa de Deus “todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap. 22.15).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os links abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe