Pular para o conteúdo principal

O QUE É PROSPERIDADE PARA DEUS?

É comum no meio Cristão se ouvir falar em prosperidade, afinal Deus é nosso Pai e nos ama, Ele conhece as nossas necessidades e desejos e o próprio Jesus disse que veio para nos dar vida e vida em abundância (Jo. 10.10).
Rm. 8.37
Mas o que é prosperidade para Deus?
Um dos textos mais conhecidos do novo testamento está em Fl. 4.13 onde o apóstolo Paulo afirma: “tudo posso naquele que me fortalece”, versículo, aparentemente, relacionado à prosperidade material, profissional ou amorosa.
Outro versículo profundamente divulgado como uma verdadeira ode à prosperidade material é Rm 8.37 onde o mesmo apóstolo Paulo afirma: “Em todas essas coisas, porém, somos mais que vencedores” e nesse caso o versículo 31 do mesmo capítulo parece vir corroborar com essa ideia ao afirmar: “[...]Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
E para tudo não parecer tão fácil, lembramos de Provérbios 28.13 que afirma: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará...” Então, precisamos confessar nossas transgressões, mas, fazendo isso, seremos ricos, teremos fama, ou qualquer outra coisa do tipo.
Será isso mesmo?

O que diz os versículos?

Na verdade o tema de Paulo em Fl. 4.13 é tribulação e não prosperidade, se lermos o capítulo 4 a partir do verso 10 veremos que Paulo fala que Deus o fortalece para passar por qualquer situação. No versículo 11 ele chega a afirmar “aprendi a viver em toda e qualquer situação”. E no versículo 14 Paulo aprova a atitude dos filipenses em apoia-lo em suas dificuldades dizendo: “todavia, fizestes bem associando-vos na minha tribulação”.
Em Rm. 8.37 Paulo mais uma vez não se refere à prosperidade material. O apóstolo nesse texto está afirmando que nada o separará do amor de Cristo, nem mesmo as tribulações, como fica claro nos versículos 35 e 36. E é no versículo 31 que Paulo inicia seu texto sobre as suas provas e o amor de Deus.
Em Provérbios 28.13 o próprio versículo responde a questão quando revela o que ocorre com quem confessa suas transgressões e as deixa: “alcançará misericórdia”, o texto fala em perdão e não em riquezas.
Nesse texto, no original em hebraico, Salomão utiliza a palavra yatsliyach (יצליח) que quer dizer ter sucesso, êxito, e foi traduzido como “prosperará” (a NTLH e a Bíblia de Jerusalém, traduzem como “ter sucesso”). Já em Pv. 5.22 o sábio rei, falando sobre a iniquidade, utiliza a palavra Chet (חטא), traduzida como pecado, que vem do verbo Chato(חטוא), que também significa fracassar. Portanto podemos concluir que prosperidade nesse texto significa ter êxito, não fracassar, vencer o pecado alcançando a misericórdia de Deus.
E quanto ao versículo com que iniciei o texto, Jesus está ali falando primordialmente de salvação e vida eterna, como fica claro no versículo 9.

Prosperidade para Deus

Se analisarmos todos os textos bíblicos citados e muitos outros que poderia citar, percebemos que prosperidade para Deus é cumprirmos os planos que Ele tem para nós, é estar com Cristo, é ter comunhão com nosso Senhor e Salvador; é a vida com Ele que é abundante em graça e amor. E essa vida não depende de riquezas, fama ou sucesso. O próprio Apóstolo Paulo diz que estar com Cristo “é incomparavelmente melhor” (Fl. 1.23).
Mas isso quer dizer que Deus não pode nos dar prosperidade material? Certamente pode, afinal Deus é mesmo dono de toda Prata e todo Ouro (Ag. 2.8) e em muitos casos na bíblia Deus dá prosperidade material a seu povo. De fato, durante o caminho que trilhamos para nos aproximarmos dEle, podemos sim, se for de Sua vontade, obtermos prosperidade material.

...percebemos que prosperidade para Deus é cumprirmos os planos que Ele tem para nós, é estar com Cristo,

No entanto devemos lembrar que o Senhor nos recomenda a buscar primeiro o Seu reino e a Sua justiça(Mt.6.33), e busca-lo de verdade, de todo o nosso coração (Jr. 29.13). Essa deve ser a meta durante toda a nossa vida. 

Comentários

  1. Irmão Carlos, lendo este teu texto, que fala de forma bem apropriada da questão da prosperidade, e do verdadeiro entendimento do que Palavra nos dá desta questão, faço relação com os estudos que tenho feito a respeito do verdadeiro propósito de estarmos aqui na Terra, e do compromisso assumido diante da nossa necessidade de crescimento espiritual. O próprio Cristo diz em João 18:36 "Meu reino não é deste mundo...", e não sendo deste mundo, as coisas que pertencem a este mundo, também dele não o são.
    Se pela misericórdia de Deus, temos a possibilidade de adquirir bens para o nosso conforto e manutenção das nossas necessidades e de nossas famílias, lembremo-nos sempre que tudo vem d'Ele, tudo está para Ele e por Ele, sendo assim, devemos entender que tudo nos é dado por empréstimo, para que cumpramos o propósito maior, realizar a Sua obra aqui na Terra.
    Há muita miséria no mundo, tanto material quanto espiritual. E vivemos nosso dia a dia, na maior parte do tempo, esquecendo que o exemplo que nos foi dado pelo Cristo foi o de vida abnegada no amor ao próximo, assim como Ele fez por todos nós, doando-se em amor para nos deixar o roteiro de vida a seguir, tendo-o como alvo certo e seguro a ser alcançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade irmã Eliane, a Bíblia nos diz que somos mordomos das coisas de Deus (1Co. 4.1-2), toda a nossa vida e tudo o que temos nela, pertence a Ele. Jesus veio ao mundo para nos remir do pecado e nos dar a salvação, porém para isso precisamos crer nele, mas crer não significa apenas acreditar porque os demônios também creem (Tg. 2.19), o crer verdadeiramente corresponde a viver, viver Cristo Jesus, pois a fé sem obras é morta(Tg. 2.17), por isso se não andarmos como Ele andou (1Jo. 2.6) então, verdadeiramente não cremos nEle.

      Excluir
  2. Veja este vídeo, creio que tenha muito a ver com o que escreves-te.
    http://www.furavideos.com/perceba-o-verdadeiro-sentido-da-vida-em-apenas-3-minutos/
    Deus Te Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, irmã, é um vídeo muito bonito e emocionante, tem relação mesmo com que que postei aqui no Blog e uma cena muito importante que vi no vídeo foi que o rapaz orava, certamente era isso que desencadeava todas as demais ações, pois sem Deus nada podemos fazer (Jo. 15.5). Não fazemos as obras para buscar a Deus, mas buscamos a Deus e as obras vêm naturalmente. Muito lindo. Deus te abençoe. Um forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe